O dia 2 de novembro foi escolhido como data oficial para a homenagem aos mortos. Gostaria de prestar aqui minha homenagem ao mais recente defunto brasileiro: a Ética. Seu falecimento gerou profunda tristeza em milhões de brasileiros. Não foi morte acidental, mas homicídio. Cinqüenta e cinco milhões de brasileiros executaram a Ética à queima-roupa, no dia 31 de outubro. As armas usadas: as urnas.

Esta eleição foi caracterizada pelo total desprezo aos valores éticos. O presidente Lula foi o grande responsável por esta lamentável postura. Colocou na cabeça que a única meta importante era eleger sua candidata, e qualquer meio poderia ser usado para tanto. O presidente da República, representante de todo o povo brasileiro, tornou-se um empolgado cabo eleitoral, ignorando as funções de seu cargo, as leis e o respeito às regras de uma democracia limpa.

A máquina estatal ficou a serviço do partido. Aécio Neves resumiu bem: “Presidente Lula sai menor do que entrou nesta eleição”. Lula mostrou ser um populista que só pensa nas próximas eleições, ao contrário de um estadista, que foca nas próximas gerações. Fazendo analogia com o futebol, ao gosto de Lula, foi como vencer com um gol de mão, sem legitimidade.

Durante as eleições, vários escândalos vieram à tona, envolvendo gente muito próxima de Dilma, como Erenice Guerra, seu braço-direito. Acusada de “tráfico de influência” no comando da Casa Civil, Erenice foi ignorada por boa parte dos eleitores. A mensagem, que já havia sido dada nas eleições de 2006, no auge do escândalo do “mensalão”, foi reforçada: não tem problema usar o Estado como patrimônio particular, desde que a economia vá bem.

O voto com o bolso representa um enorme perigo para a democracia. Lênin dizia que iria comprar da burguesia a corda usada para enforcá-la. Para agravar a situação, a naturalidade com que vários petistas abraçam ditadores mundo afora demonstra seu verdadeiro “apreço” pelo regime democrático, exposto também nas constantes tentativas de censurar a imprensa.

No vale-tudo para se perpetuar no poder, o PT apelou para o terrorismo eleitoral. Sua campanha espalhava que Serra iria acabar com o programa Bolsa Família, que tem suas origens no governo FHC. Em 2000, ainda na oposição, Lula chegou a acusar a distribuição de cesta básica de “esmola” que fazia o pobre votar com o estômago. No poder, o PT mudou de idéia e ainda espalhou que os benefícios acabariam se Dilma fosse derrotada. Resultado: o Nordeste votou em peso na Dilma.

Quem saiu bastante ferido nas eleições foi o Bom Senso. O PT resgatou do fundo do pântano ideológico o tema das privatizações para “atacar” os tucanos. Quem poderia, em sã consciência, condenar as privatizações do setor de telecomunicações? Quem hoje ainda consegue criticar racionalmente as privatizações da CSN, Embraer ou Vale? Mesmo assim, o PT ainda explora este sentimento nacionalista retrógrado, que confunde propriedade estatal com interesse nacional.

A campanha de Dilma abusou da retórica nacionalista, alegando que a candidata salvaria o pré-sal dos interesses privatistas do PSDB. Os tucanos não colocaram em pauta a venda da Petrobras, mas o próprio PT vendeu concessões de exploração ao setor privado. Eike Batista é prova disso. Para o PT da oposição, isso seria “privatização”. Mas para vencer a guerra das eleições, a coerência e a honestidade são as primeiras baixas. Vale até usar a estatal como braço partidário na campanha. Isso sim é uma “privatização” abominável.

O debate regrediu algumas décadas por conta da estratégia do PT. A demagogia atingiu patamares espantosos. Nunca antes na história deste país se viu uma eleição de tão baixo nível. Programas de governo deram lugar aos ataques pessoais nos “debates”. As perguntas importantes ficaram sem respostas. A candidata Dilma não explicou nada sobre os escândalos de corrupção, repetindo apenas que tudo está sendo investigado. O PT está “investigando” até hoje José Dirceu.

Os eleitores, anestesiados pelo bom momento da economia, aceitaram sem maiores cobranças as “explicações”. Venceu Macunaíma, o herói sem caráter. Fica uma enorme “herança maldita” que poderá levar gerações para ser desfeita: a idéia de que a Ética não tem lugar na política. É dia de luto para os que ainda acreditam em certos valores, e que não estão dispostos a fechar os olhos para infindáveis escândalos em troca de migalhas. Não se constrói uma nação livre sem alguns princípios básicos. Foi uma vitória de Pirro, com sabor de derrota. Metade do povo está de luto pela Ética.

Fonte:  Jornal O Globo, 02/11/10

RELACIONADOS

Deixe um comentário

21 comments

  1. OK, Mas DESDE QUANDO houve ética no Brasil ?

  2. sergio de paula soares

    Acho que o rodrigo se refere a ética capitalista,certo?

  3. Mais uma armadilha do PT, tentam separar o norte, nordeste do sul, sudeste. Vamos nos posicionar: BRASIL UNIDO CONTRA A CORRUPÇÃO.
    Divulguem este scrap:
    UNIÃO DO POVO BRASILEIRO – José Serra está com o Nordeste http://t.co/USEdK3l CONTRA A POLÍTICA DIVISIONISTA DO PT #diadonordeste

  4. fabio nogueira

    Será que estou entendendo? pelo fato de 55 milhoes de eleitores ter votado em Dilma significa que enterramos a ética? Caro Rodrigo,cada vez que leio seus artigos dá vontade de rir de tão falsos e dramáticos que são.Lembro-me de um de seus artigos comparando Lula com o regime Facistas de Mussolini.O que fico espantado,é como um homem tão bem informado fazer pobres artigos como esses.Voce esta querendo invalidar o desejo de eleitores que disseram SIM a continuidade de um projeto tão bem-sucedido.Em 2014,arrume outro candidato mais realista e afinado com o povo.

    Sejamos honestos:a oposição de fato nunca existiu,o PSDB e seus aliados não souberam aproveitar o segundo turno para fazer uma oposiçãomais inteligente e clara,pelo contrário optou pelo TERROR dovote no SERRA ele é do BEM.Na opinião,essa eleição superou a de 89,Collor é “pintinho” diente da baixaria.

    Por um lado acussavam Dilma de ser a favor do aborto(caso de foro intímo) e seus aliados,enquanto Serra unia-se ao pior que tinha na sociedade:TFP,MILITARES DE PIJAMA(GOLPE DE 64),RELIGIOSOS ULTRA-CONSERVADORES,A MÍDIA PARTIDÁRIA(GLOBO,VEJA,FSP E ESTADÃO). O quê me diz agora?
    A gota d’agua foi a BOLINHAGATE.Simplesmente rídiculo!

    ps.Lamentamos muito por voce,Ali KAMEL,Demétrio Magnoli,o professor BOLIVAR,os Civitas,os Mesquistas,os Farias e os Marinhos.

    2014 vem aí.Ou voces fazem as coisa corretas dentro do jogo ou vão apanhar novamente.

  5. Washington Ferreira

    Vamos desconstruir este amontoado de bobagens por partes. Em primeiro lugar,se os derrotados não gostaram do envolvimento do presidente Lula na campanha, que atuem para modificar a lei eleitoral. Se chefes de Executivo podem fazer campanha pela própria reeleição sem sair do cargo, a exemplo daquele que instituiu fraudulentamente a reeleição, o líder da direita no Pais e ex-presidente FHC, qual é o problema do presidente fazer campanha para a sua candidata? Isso tá igual a chororô de botafoguense.

    Em segundo lugar, dizer que a maioria do eleitorado brasileiro votou contra a ética é de uma arrogância insuportável. Quer dizer que se tivessem votado em Serra estariam votando pela ética? Ora, não me faça rir.

    Outra piada de mau gosto é a manifestação de Aécio Neves. Moro em Minas e sou testemunha do absurdo uso da máquina administrativa para a eleição do seu candidato. Peço mais uma vez para não nos fazerem rir porque o assunto é sério.

    Quanto às “constantes tentativas de censurar a imprensa” não vou nem comentar. Órgãos e entidades internacionais já falaram da plena liberdade de impresa reinante no país, liberdade de xingar e achincalhar o presidente da repúblca inclusive, e essa inverdade que pode apenas ser aplicada ao candidato Serra não merece realmente comentários.

    Agora, a piada maior do texto é dizer que, entre os vários escândalos que surgiram durante a campanha, o da Erenice foi o destaque. O que ela pode ter roubado a imprensa de vocês nunca conseguiu mensurar, ao contrário do que roubou o Paulo Preto e do escândalo do Metrô paulista. Se continuarem a tratar os leitores como idiotas descerebrados aí é que nunca mais vão ganhar eleições.

    Poderia continuar mas vou encerrar por aqui, duvidando muito que este texto será publicado. Conheço bem os métodos de vocês. Só quero finalizar dizendo que nunca fui petista, apesar de sempre ter votado em Lula, mais por falta de alternativa. Arranjem algo melhor que este lixo chamado Serra e quem sabe vocês ganham a próxima.

  6. fabio nogueira

    CADÊ O MEU COMENTÁRIO? ONDE ESTÁ A LIBERDADE DE EXPRESSÃO DESSE SITE?

  7. fabio nogueira

    Vamos ver se eu entendi o seu artigo:quer dizer então que os 55 milhoes de votos que elegeram Dilma,não tem significado ou é de pouca importância?Caro Rodrigo,cada vez que leio os seus artigos não sei se fico lastimando por tantas besteiras ou fico rindo achando que no fundo de fazer piadas.Uma pessoa tão informada,poderia está fazendo uma oposição mas coerente,pelo contrário continua num discurso sem pé e sem cabeça.

    Na realidade,oposição nunca existiu durante quese 8 anos do atual governo,tiveram com a faca eo queijo na mão para aproveitar os deslise do governo Lula,mas,não optaram pelo discurso do medo.Tinha uma mídia partidária que fazia denúncias sem provas(a Veja que o diga),inventaram a bolinhagate para dizer que o Serra saiu como vítima da campanha raivosa do PT.A bolinhagate,onde o Serra teve que fazer Raio X, foi o próprio partido que deu um tiro no pé.Ainda escolhe um vice que falava besteira,ao ponto de dizer da ligaçoes do PT com as FARC.Isso é oposição coerente?

    Não existem santinhos nessa campanha presidêncial tão baixa,pior ao de 89.Nessas alturas Collor é pintinho.

    Veja,você está ofendendo 55 milhoes de eleitores que votaram pelo SIM,por continuide.Dilma,não governará para esses 55 milhoes,ela,carregará uma nação.Um Estado que aos poucos está fazendo uma justiça social,o bolo da igualdade começou a ser partido de igual por igual e com crescimento economico,fatos que nunca tinha acontecido em toda história desse país.

    2014,por favor arrumem um candidato com pé no chão.Não como Serra que escolheu O TFP,OS MILITTARES DE PIJAMA(GOLPE DE 64),RELIGIOSOS ULTRA-CONSERVADORES,LATIFUNDÁRIOS E UMA DIREITA RECALCADA.

    O debate é importante para a democracia mesmo com as divergências,torna-se qualitificativo e bom tom,porém,quando a mentira,as manipulaçoes e os factoides tomam corpo no debate,o próprio perde sentido.

    Lamento por voce,os Marinhos,os Mesquitas,os Civitas,os Farias,Ali Kamel,Merval,Diogo Mainardi,Magnoli e outros que não souberam fazer um debate honesto e não respeitam a vontade popular.

    PS.NÃO CENSUREM O MEU COMENTÁRIO!!!

  8. Regina Helene

    Rodrigo , eu sou uma que está de luto e não sou do Morumbi nem do Leblon , sou uma brasileira consciente, independentemente, da minha classe social , do Estado a que pertenço , da cor que tenho e, estou de luto sim ,como uma brasileira que ama o país , ama os seus irmãos brasileiros e, acredita ainda ,que os valores da ética e justiça devam prevalecer.
    Como consciente, não posso utilizar de subterfúgios para não enxergar o que se estabelece como fato;
    Não posso cair na armadilha , do cala boca daqueles que nos impõem referências manipuladoras da desqualificação com o intuito de, fragmentando a Unidade de um povo(estratégia de divisão) ,alcancem o objetivo prioritário:a dominação absoluta para a imposição de seus valores.
    Tanto faz a bota ser da esquerda ou da direita, quando elas pisam , amassam-nos .

  9. fabio nogueira

    Esse espaço foi feito para expressar opinioes seja contra ou favor.

    Envie dois comentários,minha opinião sobre o artigo e até o presente não vi nenhum deles sendo postado. O quê está havendo?censura?O meu dever como cidadão participativo não representa a vontade do comentarista?Onde o lema da site:LIBERDADE DE EXPRESSÃO ?

  10. Israel Morales

    tenemos un sistema de spam que tenemos que aprove manualmente todos los mensajes se publican.

  11. Regina Helene

    Nogueira ,o que seria de nós , uma parcela participativa deste blog, sem um opositor como você.O equilibrio das forças é a base da democracia,não acha?
    Mas ainda tenho esperança que um homem inteligente como você saía do transe hipnótico do falso bonito e generoso blá blá blá da cambada.

    Washington , estar de luto , não significa celebrar Serra.

    Forte abraço companheiros da liberdade de expressão

  12. fabio nogueira

    Cara Regina,conforme disse anteriomente,o debate é válido ambas as partes prós e contras devem ser ouvidas,mas um site que tem como lema LIBERDE DE EXPRESSÃO,e não pública a minha opinião só porque sou contrário ao artigo,que liberdade é essa?Foi necassário enviar duas mensagens para então serem postada.Regina,existem pessoas que gostam de falar,mas,por outro lado não querem ser questionadas.

    Minha cara mesmo não conhecendo pessoalmente,mas,vejo em ti,uma pessoa que joga limpo e esse DEBATE eu respeito as opinioes.

    PS.Não estou em transe,pelo contrário cobro muito governo atual e vou cobrar mais ainda o próximo.

    SAUDAÇOES VASCAÍNAS!!!VIVA A LIBERDADE!!!

  13. Caro Rodrigo,
    sua página é muito boa e elucidativa, uma das poucas análises inteligentes e atualizadas da atualidade, incluindo imprensa e blogosfera. O Fabio Nogueira aí acima deve estar faliz com o novo cabide, incentivo ou cargo público que lhe prometeram, como aconteceu até com os prefeitos de pequenas cidades e dos rincões do Brasil, cooptados pelo propinoduto do PAC da forma mais desavergonhada que já vi. Até uma advogada conhecida minha, funcionária pública, foi obrigada por um desses prefeitos a fazer proselitismo de Dilma entre pessoas simples de seu bairro, para dar continuidade ao “projeto de sucesso” do tal Fabio Nogueira dos comentários “spam” repetitivos deste ‘post’. É o “projeto” do Dirceu, do Lula, do Maluf, do Collor, do Sarney, e de muitas figuras de notória reputação dessa ex-democracia.

  14. fabio nogueira

    Fusca,em primeiro lugar não sou nenhum cabo eleitoral de politicos.Não posso negar que sou admirador do Lula(volta e meia mete o pé na jaca)e não estou em nenhuma cargo público.

    Venho questionar o desrespeito do autor do artigo desprezando o voto de mais de 55 milhoes de eleitores.Fico ainda espanto que o site fala de LIBERDADE DE EXPRESSÃO e meus comentários foram sair depois de muita instência.

    Sou a favor do debate aberto,sem truques,mentiras e manipulaçoes.Se formos colocarmos-nos na balança não existiu santinho nessa eleição.Enquanto Dilma,aliou-se a Sarney,Collor e Jarde Barbalho,o Serra,aliou-se com gente iguais os tais citados e mencionados em meus comentários.

    Serra perdeu as eleiçoes por incopentência da oposição,sem noção e por meios de comunicaçãoes que em fez de ajudar atrapalhou-o mais ainda,não é ali kamel?

    Alguns artigos do Rodrigo Constatino chegam ser uma piada,como aquele de traçar um pararelo entre Musolini e Lula.Rídiculi

    Vamos criticar?Sim.Com coerência? Sim.Mas,sem apelar.

    Democracia é boa e saúdavel,desde do momento não tente calar as vozes minoritárias.

    por favor Nao me CENSUREM!!!

  15. fabio nogueira

    Hoje assisti você no YOUTUBE,criticam severamente os Intelectuais que apoiaram Dilma.

    O ponto ALTO DO RÍDICULO,foi ofende-los,os chamando-os de IDIOTAS ou coisa assim,inclusive Oscar niemeyer,uns dos Brasileiros mais respeitados do MUNDO.

    Meu amigo para você chegar a ser igual a eles,terá de ser muito Humilde E TERÁ DE COMER MUITA MANDIOCA PARA SER CACIFE.

    Você está confundindo inteligência com arrongância.Você tem de aprender muito com essas pessoas e por o seu orgulho no chão.

    Meu caro,fique na profissão de economista,pois falando de politica é pior que TIRIRICA!

  16. fabio nogueira

    CADE O MEU ÚLTIMO COMENTÁRIO?

  17. RenanF

    Caro Fabio Nogueira,

    O sr. possui erros conceituais lastimáveis, este portal é um portal privado, portando publicam o que querem e não o que os outros desejam, e isso NÃO é censura.

    Sua liberdade está garantida, faça um blog em um portal qualquer e good luck.

  18. fabio nogueira

    É SR.Renan,muito estranho eu,constantemente escrever para esse excelente blog e quase não ver nunhum deles postado.por quê hein?Existem aqueles pessoas que falam as verdades ,doam há quem doer,porém quando vem os questionamento não gostam,os chamam-o radicais e assim em diante.

    Vou continuar fazendo minhas manifestaçoe gostem ou não.As vozes das minorias precisam ser ouvidas,para saber o que pensam.

    Os artigos desse “formado” de opinião chegam ser quase uma píada quando não pega no pesado.Dserespeitar 55 milhoes de eleitores os acusando de executar a ética, é brincadeira.Será que é só eu,que estou errado?Será que esse site quer ouvir aquilo o quê os agradam?

    Tire um dia e veja no youtube que ele diz de Oscar niemyaer,Emir Sader e outros.Tudo bem o candidto dele não venceu,mas,não precisava ofender os outros por está apoiando outro candidato.Veja voce mesmo no youtube e depois me diga.

    PS.SE EU ESTIVER ERRADO ESSE COMENTÁRIO NÃO VAI SER POSTADO.TOMARÁ QUE QUEIME MINHA LÍNGUA….

  19. graciliano

    Faço minhas as palavras de WASHINGTON: quem tem um Paulo Preto ao lado não pode falar em Ética. E quem rebaixou o nível da campanha ao esgoto foi Serra, com sua hipócrita pregação anti-aborto, tentando desviar o debate para questiúnculas morais, de foro íntimo.
    Usou a “ética” da TFP, Opus Dei, e outros grupos fundamentalistas.

  20. Luís

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!

    Aqui realmente é a república Morumbi-Leblon.

    Chorem fracassados.