Instituto Millenium: presente e futuro

Em julho de 2009, o Instituto Millenium completou 4 anos de existência. Sua missão de promover a Democracia, a Economia de Mercado, o Estado de Direito e a Liberdade nunca foi tão atual. Embora pareça que estes pilares estejam presentes e seguros em nosso país, diariamente, cada um desses pilares vem sendo enfraquecido.

Para mim, esta ameaça só reforça a importância do Instituto Millenium e de seu trabalho em prol desses pilares. Este posicionamento, entretanto, não deve ser um posicionamento doutrinário, radical, extremista. Devemos ter a tranqüilidade e a paciência de, conhecendo o cenário atual, procurar questões pontuais que podem ser aprimoradas ou modificadas para que estes pilares sejam fortalecidos. Afinal, foram estes pilares que, ao longo da história, geraram mais prosperidade e desenvolvimento humano no mundo.

Infelizmente, no Brasil, é difícil encontrar ambientes em que seja possível discutir diferentes temas pautados em valores e princípios. É justamente neste nicho que o Instituto Millenium procura atuar, colaborando para o debate das idéias que influenciarão os rumos do Brasil nos próximos anos. Atualmente, no Brasil, poucas entidades possuem um compromisso claro com princípios e valores, mas, felizmente, isto é, e continuará sendo, uma característica muito presente no Instituto Millenium.

Como um instituto que colabora para disseminar idéias e propostas concretas que possam impactar positivamente a sociedade, o Millenium continuará participando ativamente da discussão sobre políticas públicas e da formação da opinião pública, trazendo exemplos bem sucedidos de outros países e traduzindo as propostas que já existem para uma linguagem simples e acessível a ser transmitida ao maior número de pessoas, através dos meios de comunicação em sentido amplo.

Deste modo, e também por meio de seminários e outros encontros, este debate continuará sendo levado para as empresas, para o governo, para as universidades e para as demais organizações da sociedade civil, com ênfase nos jovens e formadores de opinião, que continuarão engajados em várias das atividades, gerando um positivo e necessário efeito multiplicador.
Esta atitude propositiva, colaborativa e positiva será sempre uma marca permanente do Instituto para enfrentar problemas reais da sociedade brasileira, considerando as características próprias de cada região do Brasil, mas pensando o Brasil como uma só grande nação.

Exatamente por não ter vinculação político-partidária ou classista, o Instituto Millenium tem independência para fazer uma análise clara e transparente dos problemas que atingem a sociedade brasileira, verificando os resultados diretos e indiretos de qualquer medida ou solução que possa ser apresentada. As regras de governança do Instituto Millenium, que blindam a entidade de grupos de interesse, permite que até mesmo os nossos Mantenedores sejam criticados, caso suas respectivas posições estejam em confronto com os nossos valores e com a nossa Carta de Princípios.

O Instituto Millenium irá pautar sua atuação pela busca de resultados mensuráveis, sempre observando indicadores internos de desempenho para justificar os investimentos financeiros e intelectuais nele aportados. Este compromisso com o resultado prático e com a satisfação de todos os stakeholders (conselheiros, associados, colaboradores, mantenedores, imprensa, poder publico, sociedade civil e iniciativa privada) será relevante para que as idéias possam ser traduzidas em ações concretas.

Alem disso, o Instituto Millenium monitora, permanentemente, índices internacionais para constatar a melhora do Brasil em diferentes áreas. Esta ação irá garantir que as atividades do Instituto Millenium estejam alinhadas com as necessidades do país, e, sempre que possível, que estejam colaborando para melhorar o desempenho do Brasil no cenário internacional.

Desta forma, contamos com o apoio de todos para continuar trilhando este caminho e para contribuir para a prosperidade e o desenvolvimento humano no Brasil. Como consta em nossa campanha institucional, “os melhores fins são construídos a partir dos melhores princípios”. Faça parte desta história.

RELACIONADOS

Deixe um comentário