Segredo #6: Planos de negócios são para os grandes

Desde que eu me conheço como empreendedor lembro das pessoas falando sobre a importância de ter um plano do negócio. Durante muito tempo eu levei esse mito a sério e cheguei a dedicar muitas horas em centenas de páginas. Quando não fazia isso, por qualquer que fosse o motivo, batia uma aflição enorme, um sentimento de que eu poderia fracassar por não ter dedicado tempo suficiente ao tal plano.

Passadas três décadas desde que tive meu primeiro negócio e depois de ter lido mais de cinco mil planos de negócio enquanto trabalhava com capital de risco, posso afirmar que planos de negócio longos e cheios de informações são completamente dispensáveis em negócios que estão começando e requerem pouco capital.

Se você vai montar um negócio e ele requer pouco investimento, minha sugestão é que você invista num plano de negócios com três a cinco páginas

Esse formato de plano de negócio foi desenhado para grandes empresas após a segunda guerra mundial. Era uma época onde as grandes empresas estavam a beira do colapso e precisavam de planos detalhados para voltar a crescer. Ou seja, planos de negócio são para grandes empresas!

Se você vai montar um negócio e ele requer pouco investimento, minha sugestão é que você invista num plano de negócios com três a cinco páginas. O suficiente para dizer o propósito do negócio, analisar os competidores, definir os possíveis clientes e dimensionar os recursos humanos e financeiros disponíveis para começar.

Fonte: Blog na revista “Exame”, 5/4/2012

RELACIONADOS

Deixe um comentário