Sábado, 10 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

Seja um empreendedor de sucesso em apenas 2 passos

1. Seja um empreendedor.
2. Tenha sucesso.

As pessoas vivem buscando fórmulas mágicas para o sucesso, listas de como fazer algo ou qualquer dica que vá transformar seu modo de pensar. O problema é que receitas de bolo funcionam muito bem para fazer doces, não para empreender.

Empreender é mais simples do que dizem. Quer ser um empreendedor? Então seja! Não é preciso nenhuma graduação, nenhum curso ou especialização, é preciso apenas da coisa mais rara de se achar hoje em dia, a força de vontade. Não é preciso nem abrir uma empresa.

Existem diversas formas de empreender, abrir seu próprio negócio é apenas uma delas. Dizer que abriu sua empresa ou que você é seu próprio chefe, é muito glamoroso, confesso, mas se esquecem que para chegar lá, é preciso de muito esforço, ou como diz Murilo Gun, “é preciso muito Hard Work! ”. A melhor definição de empreendedor que eu já vi foi: Empreendedor é aquele que “Quer fazer, que sabe fazer e que faz”. Simples assim, é o famoso “vai lá e faz”. Como eu disse, é bem simples, mas ninguém disse que é fácil, porque fazer é sempre a parte mais difícil.

Tudo é uma questão de ponto de vista, onde uns enxergam problemas, os empreendedores enxergam oportunidades. Com isso, posso dizer que estamos na época perfeita para o empreendedorismo, pois o que mais se fala nos jornais são de problemas. Estamos diante de uma mina de ouro, mas estamos ocupados reclamando que está dourado demais.

Existem também os incubadores de ideias, aquelas pessoas que vivem tendo ideias, e só. Parece que o processo de ideação é algo complexo que precisa de uma incubadora para que saia do papel. Tudo começa com “tive uma ideia genial, mas não vou falar para ninguém, senão vão copiar”. Sinto lhe informar, mas em um mundo com aproximadamente 7 bilhões de pessoas, as chances de você ser o único a ter essa ideia é muito baixa.

“Vendo uma dúzia de ideias por 1 dólar”. A diferença de quem tem ideias e um empreendedor, é que o primeiro tem ideias e o segundo as coloca em prática. Por mais obvio que isso pareça, uma ideia só é genial quando é colocada em prática, senão é apenas uma ideia que não faz nada. Se você teve uma ideia, coloque logo em prática, pois se você não o fizer, alguém fará, e você se tornará obsoleto instantaneamente, seja em tempos normais, seja em tempos de crise.

Crise só existe para aqueles que acreditam. Uma frase muito famosa no mundo dos negócios é: “em tempos de crise, enquanto uns choram, outros vendem lenços”. Pense comigo, se estamos em crise, o dólar subiu, a empresa cortou custos, alguém saiu perdendo com isso. Algumas pessoas se recusam a olhar o mundo de outra forma. Se estamos em crise, há mais problemas, logo mais soluções. Se o dólar subiu, é a oportunidade perfeita para vender em dólar. Se a empresa cortou custos, serviços de otimização são muito bem vindos. Com isso, só saiu perdendo quem escolheu perder. Se você está vendo um mundo feio e cheio de problemas, troque suas lentes.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será publicado.