Sábado, 10 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

10 livros para empreendedores de primeira viagem

Está pensando em abrir um negócio? Não deixe de conferir estes títulos

A cada ano, os livros de empreendedorismo ganham cada vez mais espaço nas prateleiras. São biografias de empreendedores, histórias de empresas de sucesso e técnicas de gestão que podem servir de recursos importantes para quem quer começar o primeiro negócio.

Com a ajuda de Cynthia Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper, Pequenas Empresas & Grandes Negócios chegou a uma seleção de 10 títulos indispensáveis para empreendedores de primeira viagem.

“A arte do começo”, de Guy Kawasaki
Guy Kawasaki é referência quando os assuntos são novos negócios e inovação. No livro, ele fala sobre a importância do começo para empresas que querem crescer mais rápido. “Apresenta várias dicas que vão desde a criação de um plano de negócio, busca por capital, apresentação de ideias, posicionamento de marca e criação de cultura interna”, diz Cynthia.

“A startup enxuta”, de Eric Ries
Guru do universo das startups, Eric Ries é uma das maiores fontes de conhecimento de gestão em empresas de tecnologia. No livro, fala sobre estratégias para fazer o negócio dar certo em menos tempo. “É indicado para empreendedores das mais diversas áreas, focando em ferramentas de inovação e conhecimento do cliente.”

“Startup: manual do empreendedor”, de Steve Blank e Bob Dorf
Sair do prédio, falar com as pessoas e conhecer os clientes são os pontos mais importantes da metodologia de Steve Blank e Bob Dorf no livro. “É um guia passo a passo, abrangente, que orienta as startups a seguirem na direção correta através do processo de desenvolvimento do cliente”, afirma.

“Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto”, do Instituto Endeavor
Grandes empresários como Abílio Diniz e Marcel Telles dão depoimentos de como é ser empreendedor no Brasil. São mais de 50 histórias de inspiração. “No final de cada capítulo existe um aprendizado, com uma linguagem fácil, acessível e inspiradora”, diz Cynthia.

“O livro negro do empreendedor”, de Fernando Trias de Bes
Este é o tipo de manual do que não fazer ao abrir uma empresa. O autor mostra casos de insucesso para que os novos empreendedores também aprendam com os erros dos outros. “Vale a leitura quando ele mostra através de pesquisas que um grande número de empreendimentos fracassa não por falta de competências ou conhecimento técnico, mas, por exemplo, por questões triviais no relacionamento entre os sócios”, afirma.

“A startup de $100”, de Chris Guillebeau
Falta de capital não é mais desculpa para não começar um negócio. Neste título, o autor defende que é possível, sim, empreender com pouco. Depois de viajar o mundo, Guillebeau compartilha histórias de empreendedores que conseguiram começar com pouco dinheiro, mas muita motivação.

“Empreendedores extraordinários”, de John A. Byrne
São 25 histórias de empreendedores que criaram empresas incríveis, como Whole Foods, FedEx, Starbucks e Netflix, no formato de entrevistas. “Um dos meus favoritos, quando a escolha for buscar inspiração. Mais do que simplesmente conhecer suas histórias, os entrevistados deixam conselhos valiosos, reflexões e dividem suas experiências com aqueles que estão no processo de abrir o seu próprio negócio”, afirma Cynthia.

“Business model generation”, de Alexander Osterwalder
O modelo Canvas é um dos mais conhecidos por quem começa uma startup. Com uma proposta visual, o livro traz dicas e orientações para validar suas ideias com este modelo. A metodologia é simples e ajuda bastante quem está perdido no começo.

“Do sonho à realização em 4 passos”, de Steve Blank
É uma das principais obras sobre criação de produtos e desenvolvimento do cliente. “Trata-se de um livro indispensável para os empreendedores que desejam desenvolver novos produtos e elaborar planos de negócios, de marketing e de vendas.”

“VQD – Vai que dá!”, do Instituto Endeavor
Cada capítulo conta a história de uma empresa selecionada pela Endeavor, organização que apoia empreendedores, mostrando a trajetória da empresa e o ponto de vista dos seus mentores. “São dez casos de empreendedores brasileiros sobre quais foram seus maiores desafios ao empreender”, diz.

Fonte: Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios

Escreva um comentário

Seu e-mail não será publicado.