Quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

12 escolas e cursos para empreendedores

A capacitação, por meio de cursos, é uma das melhores formas de se manter atualizado sobre as tendências que estão rolando no mercado e podem atingir o seu negócio. E foi pensando nisso que separamos 12 cursos e escolas que oferecem diversos conteúdos sobre temas de grande relevância para todos os tipos de empreendedor.

1. Sebrae
O Sebrae, por meio de capacitações, deseja mudar o atual cenário brasileiro ligado ao empreendedorismo. No portal, você poderá encontrar diversos cursos, como os de “Aprender a empreender” e “Responsabilidade social”.

2. Sandbox
A Sandbox é uma escola de estratégia que chegou agora e já está fazendo o maior sucesso. Com a metodologia de “por a mão na massa”, seus cursos presenciais ensinam os alunos a organizar melhor seu pensamento e partir para a ação.

Os temas trabalhados em aula são colocados em prática com exercícios criativos, como a produção de um planejamento ou até mesmo a criação de um vídeo. Todo esse material é analisado, na aula seguinte, por grandes nomes da área que está sendo estudada. Imagina só, você faz um exercício sobre uma campanha de lançamento da sua marca e quem te dá feedbacks é ninguém menos que o gerente de marketing da Nike.

3. Veduca
O Veduca é uma empresa brasileira de tecnologia em educação que, por meio de parcerias com diversas instituições, consegue disponibilizar cursos online gratuitos de ótima qualidade. Para você que sempre teve o sonho de estudar em Harvard, por exemplo, a plataforma tem um curso de liderança com os professores de lá! Outro curso legal é o de Probabilidade e Estatística para Negócios, da Berkeley, outra universidade muito bem conceituada.

4. FGV Online
O FGV Online surgiu para quebrar as barreiras da distância e ajudar os alunos a utilizar seu tempo da melhor forma. Existem diversos cursos que abordam desde gestão de pessoas até análise de dados. Grande parte dos conteúdos é gratuita e não exigem reuniões presenciais, mas, se você procura por algo mais aprofundado, a plataforma também disponibiliza cursos pagos voltados para empreendedores que já estão inseridos no mercado há mais tempo.

5. Edx
Se você sempre quis fazer algum curso em grandes faculdades internacionais, mas não conseguiu, a Edx é uma ótima opção. A plataforma online disponibiliza cursos, totalmente em inglês, sobre negócios, artes, ciências sociais e outros temas. Damos destaque para o “User innovation: a path to entrepreneurship”, do MIT, e também para “Digital marketing, social media and e-commerce for your business” da Wharton. Todos os cursos oferecem uma declaração de participação e, em alguns casos, você ganha até mesmo um certificado do curso.

6. Escola São Paulo
A Escola São Paulo é uma escola para formação nos setores da economia criativa, que oferece capacitação para quem quer atuar, gerir ou empreender. Com uma metodologia personalizada, os cursos abordam temas atuais e relevantes como “Empreendedorismo consciente“. Além disso, você ainda pode encontrar temas como “Vamos falar de consumo“, sobre as tendências de mercado e conteúdos relacionados a negociações estratégicas.

7. Descola
A Descola é uma escola desconstruída, ou seja, que aposta na aprendizagem dinâmica e no uso de metodologias diferentes das convencionais. Em cada curso, você vai ter acesso a vídeo-aulas e materiais de apoio com textos e informações complementares. São muitos temas que você pode explorar e, com certeza, vão ajudar o seu negócio. Nossa sugestão é o curso de “Mídias sociais para o seu negócio”. Que tal dar uma chance para sua criatividade fluir?

8. Insper
O Insper apresenta cursos presenciais e pagos voltados para executivos, nas áreas de negócio, marketing, comunicação etc. De todos os conteúdos oferecidos, damos destaque para: “Empreendedorismo em ação” e também “Investimento de alto impacto“.

9. IBGC
Governança corporativa pode não ser o primeiro tema que passa na cabeça dos empreendedores, mas é, sem dúvidas, parte essencial de qualquer negócio, inclusive para aqueles que estão dando seus primeiros passos. No portal da IBGC, você pode encontrar cursos pagos que ensinam as boas práticas de governança corporativa, ou seja, dicas de como colocar ordem na casa. As lições aprendidas podem ser aplicadas a qualquer tipo de negócio.

10. Stanford Online
Como você deve saber, Stanford é uma das instituições mais influentes nos Estados Unidos. E, para nossa alegria, a universidade disponibiliza, em seu site, cursos gratuitos, totalmente em inglês, como: “How to build a successful startup: learn lessons straight from Silicon Valley entrepreneurs”, “Marketing strategy for a mobile”, “Scaling up your venture without screwing up” e muito, muito mais!

11. Coursera
O Coursera é uma plataforma de ensino que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino ao redor do mundo para oferecer cursos online a todos. Parte dos conteúdos é paga, mas, em alguns casos, você pode acionar a opção de ser apenas ouvinte, como é o caso do “Introdução à administração da produção“, entre muitos outros!

12. Lynda
Lynda é um site do Linkedin com tutoriais online sobre os mais diversos assuntos, tendo como objetivo desenvolver o potencial de seus alunos ao máximo. Todos os cursos são online e pagos, mas a plataforma oferece 10 dias de teste para que você possa decidir se realmente deseja adquirir aquele conteúdo. Todos os tutoriais, para ajudar a fixar o que foi ensinado, apresentam exercícios ao longo dos temas  e o pacote mais básico custa US$20,00 por mês.Para os empreendedores, indicamos os cursos que estão na área de business.

Fonte: “Pequenas empresas & grandes negócios”, 22 de março de 2016.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será publicado.