15 de setembro: Dia Internacional da Democracia

Democracia é um valor universal baseado na vontade livremente expressa das pessoas para determinar seus próprios sistemas políticos, econômicos, sociais e culturais e sua plena participação em todos os aspectos de suas vidas.

Embora as democracias tenham vários traços em comum, não existe um modelo único de democracia. Atividades realizadas pela Organização das Nações Unidas em apoio aos esforços dos governos para promover e consolidar a democracia são realizados em conformidade com a Carta das Nações Unidas, e somente a pedido expresso dos Estados-Membros envolvidos.

A Assembleia Geral da ONU, na resolução A/62/7 de 2007, incentivou os governos a fortalecerem os programas nacionais dedicados à promoção e consolidação da democracia, e também decidiu que o 15 de Setembro de cada ano deve ser observado como o Dia Internacional da Democracia.

Fonte: ONU

E para você, o que é democracia?

RELACIONADOS

Deixe um comentário

5 comments

  1. Angelo Frizzo

    Só mgostaria de saber o que o Inst.Milenium tem a ver com democracia. Vocês não pregam o capitalismo?

  2. Feliz dia da democracia, pessoal! Precisamos mesmo celebrá-la, pois os autoritários estão à toda em nosso país.

    E viva o Capitalismo que, apesar dos pesares, ainda é o sistema político-econômico que mais possibilita a democracia.

    Democracia sempre!

  3. CR

    A democracia tem fracassado em todos os países. Sobrevive apenas porque é tida como menos pior. Como o nazismo, que era menos nefasto do que o comunismo. Coisa de medíocre, então. Se tudo evolui, porque paramos no século IV a.C?

  4. Sabe porque a Dilma tem grande chance de vencer as eleições deste ano? Porque tem gente que não sabe o que é democracia, não sabe o que é capitalismo, o que é socialismo, social democracia, ditadura, censura, ditadura do proletariado, revolução socialista, etc…
    Confundir democracia com capitalismo foi o máximo! Você pode ser um país capitalista e democrático e pode ser uma ditadura capitalista, como pode ser um socialismo democrático (França, Espanha, etc…) ou socialismo ditatorial (Venezuela, China, Bolívia, Cuba, Korea do Norte).

  5. Independente

    A democracia real, ainda é um ideal não atingível e, até então, não existe no mundo sistema algum que sirva de base, regra ou senso de comparação para avaliação de plena e verdadeira democracia.
    Todas as nações devem ser livres, soberanas e independentes de qualquer ingerência imperialista; para projetarem e construirem o processo de democracia e liberdade, conforme seus ideais de desenvolvimento ou realidades sociais, culturais, politicas e econômicas.