Três startups brasileiras estão entre as mais inovadoras do mundo

startup-innovation-iloveimg-resized

Você conhece as startups GuiaBolso, Nubank e VivaReal? Se você quer empreender, deveria: elas são as três empresas brasileiras mais inovadoras ao transformar a relação das pessoas com o dinheiro.

É o que dizem a empresa de contabilidade KPMG e a investidora em fintechs H2 Ventures, que elaboraram um ranking chamado “Fintech 100”, com as empresas de tecnologia financeira mais inovadoras de 22 países.

No mundo do empreendedorismo, as companhias que trazem disrupção à tradicional indústria de serviços financeiros são apelidadas de “fintechs”.

“A pesquisa destaca um setor de tecnologia financeira global vibrante e de grande crescimento. Um em que novas ideias podem conseguir a tração necessária para atrair muito capital. Para o consumidor, isso só pode ser bom: novas ideias levam a melhores escolhas e a um setor que está se realinhando para colocar as necessidades do consumidor no centro da maneira de se fazer negócio”, diz o relatório do Fintech 100.

Fazem parte da lista 32 empresas de empréstimo, 18 empresas de pagamento, 12 empresas de seguro, 8 empresas de tecnologia associada a regulações financeiras, 8 empresas de análise de dados, 6 empresas de construção de renda, 5 empresas de moedas digitais, 5 empresas de registro de transações, 3 empresas de mercado de capitais, 2 empresas de crowdfunding e 1 de contabilidade.

Empresas brasileiras
Dentro da lista, há uma divisão em duas categorias: “leading 50” (“50 que lideram” e outras 50 “emerging stars” (“estrelas emergentes”). Enquanto o Nubank e o VivaReal estão na primeira parte, o GuiaBolso está na categoria mais jovem.

O Nubank desenvolveu um cartão de crédito de bandeira MasterCard completamente controlado por aplicativos mobile. O objetivo da startup é oferecer uma experiência simples e transparente a consumidores que querem controlar seus gastos. O Nubank não cobra taxas anuais.

Já o VivaReal atua no setor de imóveis: o marketplace conecta compradores com vendedores e alugadores de residências. Ao todo, são mais de 4,5 milhões de casas ou apartamentos dentro do site.

Por fim, o GuiaBolso criou um app de gerenciamento de finanças pessoais com recursos automatizados. O consumidor pode ver suas transações bancárias puxadas automaticamente pela ferramenta, colocando metas e acompanhando seu progresso. O objetivo é que brasileiros se sintam no controle de sua saúde financeira.

Confira, abaixo, todas as empresas premiadas no Fintech 100:

Posição 50 que lideram Estrelas emergentes
1 Ant Financial 2can
2 Qudian AfterPay
3 Oscar AIMin
4 Lufax Anivo
5 ZhongAn AQMetrics
6 Atom Bank Azimo
7 Kreditech BlackSwan
8 Avant Bluzelle
9 Sofi Brighte
10 JD Finance ComparaOnline
11 Klarna ConsenSys
12 Funding Circle Credit Kudos
13 Square Data Republic
14 Xero Digital Asset Holdings
15 Adyen DMWay
16 Nubank Doreming
17 Cabbage Driot
18 Our Crowd EasyEquities
19 Affirm Feedzai
20 Circle Finova Financial
21 Stripe Fluo
22 Collective Health Grow
23 Lendingkart GuiaBolso
24 Wealthfront HashChing
25 Credit Karma Hello Soda
26 Lending Club Hitbtc
27 Prosper Identitii
28 Xapo Innovative Assessments
29 Spotcap I/O Digital
30 OnDeck iwoca
31 Prospa Leetchi
32 Lendix Lemonade.com
33 WeLab Lenddo
34 Rong360 NewBanking
35 iZettle North Side Inc.
36 League Oseven Telematics
37 LendUp Overbond
38 Kueski PAIR Finance
39 PINTEC PayKey
40 Motif Investing Point
41 Wealth Migrate Quantoz N.V.
42 SecureKey Technologies Ravelin
43 Tyro Rippleshot
44 Policybazaar solarisBank
45 itBit Spriggy
46 VivaReal Tink
47 Coinbase TipRanks
48 Knip WealthSimple
49 Payoneer Zoona
50 SocietyOne ZooZ

Fonte: “Exame”.

RELACIONADOS

Deixe um comentário