5 palestras do TED para quem quer ter sucesso nos negócios

Quem quer ser um empreendedor de sucesso deve estar sempre disposto a aprender. E uma das formas de fazer isso é assistir às diversas palestras sobre negócios disponíveis na internet.

Uma boa fonte é o TED, entidade que organiza conferências com palestras sobre os mais diferentes temas, dentre eles empreendedorismo. O site da organização está repleto de conteúdo, uma parte inclusive com legendas em português.

Ficou interessado? Então veja a seguir cinco palestras do TED para quem quer ter sucesso nos negócios.

Como construir um negócio que dure 100 anos
Quer construir uma empresa sólida e duradoura? Então busque inspiração na biologia. Essa é a dica do estrategista Martin Reeves. Em palestra do TED, o consultor traça um paralelo entre negócios e o sistema imunológico humano para mostrar como empresas bem sucedidas têm usado habilidades pouco valorizadas hoje, como a redundância e a prudência para se manter em pé.

Três lições de sucesso de uma mulher de negócios árabe

Para as mulheres, além das dificuldades que todo empreendedor enfrenta ao buscar o sucesso, existem diversas barreiras a mais. Nesta palestra, a executiva árabe Leila Hoteit, fala sobre como enfrentar essas dificuldades. Vinda de uma cultura mais rígida para as mulheres do que a dos países ocidentais, Hoteit ensina três atitudes básicas para enfrentar esses desafios. A palestra vale tanto para mulheres quanto para os homens interessados em vencer desafios e – por que não – em entender melhor o cenário do empreendedorismo feminino.

Dois motivos pelos quais as empresas falem e como evitá-los

Por que uma empresa vai à falência? Na visão do estrategista de negócios Knut Haanaes, por dois motivos: ou porque inovaram demais ou porque inovaram de menos. Nesta palestra, Haanaes fala sobre como alcançar um equilíbrio entre aperfeiçoar o que já sabemos e explorar novas ideias, sem pecar por olhar só para um desses lados.

Como transformei uma planta nociva em um próspero negócio

Achenyo Idachaba é uma empreendedora focada em sustentabilidade cuja ideia tem ajudado comunidades ribeirinhas da Nigéria. Ela é dona MitiMeth, uma empresa que usa uma erva daninha para produzir itens de artesanato.

A erva usada na produção é o aguapé, uma planta que se prolifera pelas águas da Nigéria, dificultando o transporte aquático e causando sérios entraves à economia local. Nesta palestra, ela conta como teve a ideia para o seu negócio.

A maior razão pela qual startups obtêm sucesso

Por que algumas startups ficam bilionárias e outras amargam o fracasso? O empreendedor Bill Gross, fundador da incubadora Idealab, resolveu investigar essa questão. Para isso, reuniu informações sobre centenas de empresas, algumas com muito sucesso, como Airbnb, e outras que morreram na praia. Veja nesta palestra o que encontrou.

Fonte: Exame.

RELACIONADOS

Deixe um comentário