Segunda-feira, 5 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

97 cidades do país têm candidatura única para prefeitura

Olho D’Água é a única cidade do Piauí com apenas um candidato a prefeito

A cidade de Olho D´Água do Piauí, a 95 km de Teresina, tem apenas um candidato na disputa pela prefeitura. O município de 2.626 habitantes é o único do estado nessa situação. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas o atual prefeito solicitou registro de candidatura e vai tentar um novo mandato para os próximos quatro anos.

Estudo feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontou que em todo o país existem 97 cidades com apenas um candidato na disputa pelo Executivo municipal. De acordo com a advogada especialista em direito eleitoral Geórgia Nunes, nesses casos o candidato só não será eleito se a quantidade de votos brancos superar a votação dele.

Ainda conforme a advogada, no caso dos votos nulos serem superiores aos votos recebidos pelo candidato, o pleito não fica comprometido.

Olho D’Água do Piauí possui 2.431 pessoas aptas a votar nas eleições de outubro deste ano. Na região Nordeste apenas quatro estados possuem municípios com candidatos únicos. Além do Piauí, também existem casos iguais no Ceará, Paraíba e no Rio Grande do Norte.

Das 97 candidaturas únicas no país, apenas sete candidatas são mulheres. O estado com maior quantidade de candidatos únicos na disputa pela prefeitura é o Rio Grande do Sul, com 32 cidades nessa situação. São Paulo, Minas Gerais e Paraná, com 17, 16 e 14, respectivamente, vêm logo em seguida.

Os números de alguns estados ainda são parciais, visto que o sistema de divulgação de candidaturas do TSE pode sofrer alterações por conta de indeferimentos dos pedidos de registro feitos por alguns candidatos. O estudo da CNM foi divulgado na quarta-feira.

Fonte: “G1”.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será publicado.