A blogosfera cubana usa saia

Sinto uma mistura de esgotamento com felicidade, porque ontem ocorreu – finalmente – a premiação do primeiro concurso blogueiro cubano Uma Ilha Virtual. Nos últimos dias antes desse mágico 09/09/09 apenas tive tempo para dormir, envolvida nas preparações e deliberações. O resultado final compensa as olheiras, pois todos os que nos reunimos na entrega de prêmios sentimos que estávamos presenciando algo especial. A palabra “blogueiro” já não é para nós uma rara combinação de letras, senão que tem nesta Ilha conotações mais claras. Significa acontecer com a informação, quebrar o monopólio dos meios oficiais sobre as notícias, deixar sair aquilo que calamos por anos, enquanto fazemos um curso acelerado de cidadania no ciberespaço.

Estou muito feliz por todos os premiados. A eles, como à mim, tocou-nos começar um caminho e carregar a culpa e a glória de todo pioneiro. Alegra-me especialmente que entre os galardões mais importantes existam mulheres valentes e talentosas. A blogosfera cubana definitivamente usa saia e isso me parece melhor que se tivesse envergando um uniforme militar, lhes asseguro.

Podem ler a ata do júri aqui e exibo também a lista dos premiados:

*Prêmio de melhor Blog: Octavo Cerco de Claudia Cadelo

*Prêmio de popularidade outorgado pelos internautas: Octavo Cerco de Claudia Cadelo

*Prêmio de melhor design: Boring Home Utopics de Orlando Luís Pardo Lazo

*Prêmio do melhor blog jornalístico dividido entre Sin Evasión de Miriam Celaya e o blog da Asociación Pro Libertad de Prensa, feito por um coletivo de jornalistas independentes.

*Prêmio de melhor blog fotográfico: Boring Home Utopics de Orlando Luís Pardo Lazo

*Menção de blog feito em situação adversa: Voz tras las rejas de Pablo Pacheco

*Menção por contribuição ao debate: La Polemica digital de Elaine Díaz

*Menção especial por contribuição ao debate: Puentear, de Enrique Pineda Barnet

Quero agradecer aos numerosos amigos que fizeram possível o entrecortado twitteo que conseguimos enviar da cerimônia de premiação.

(Publicado em Geração Y)

RELACIONADOS

Deixe um comentário