Apesar de proibição, eleitores postam imagens dos votos em redes sociais

Apesar da proibição de portar celular dentro da cabine de votação, vários eleitores estão postando imagens dentro da urna de votação. A produtora Paula Lavigne, ex-mulher de Caetano Veloso, foi uma que postou em seu perfil do Facebook a tela com seu voto para Marcelo Freixo, candidato a deputado estadual do Rio pelo PSOL. A foto foi deletada pouco tempo depois.

“Cheguei para votar”, escreveu Paula que colocou os nomes e números de seus candidatos e fechou desejando boa sorte ao país.

Pelo instagram, a produtora pediu desculpas por ter divulgado a imagem:

“Não sabia que era crime postar foto-montagem simulando meu voto! Apaguei porque a repercussão mostra que não entenderam. desculpem o transtorno”, escreveu.

Um internauta resolveu inovar. Ao invés de tirar uma foto da tela da urna com seu voto, ele fez uma ‘selfie’ dentro da cabine. Outro foi além e filmou enquanto votava.

O volume de selfies feitos pelos internautas é tão grande que foi criado um site no tumblr chamado #SelfieNaUrna, que reúne imagens de pessoas votando pelo país.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, além de celular, é proibido portar máquina fotográfica, filmadora ou qualquer outro aparelho que possa comprometer o sigilo do voto. O equipamento deve ficar desligado com o mesário da seção na hora de votar.

Fonte: O Globo.

RELACIONADOS

Deixe um comentário