Sábado, 3 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

Aula ensina jovens a ‘desenhar’ futuro em Stanford

O curso mais disputado atualmente em Stanford, a “universidade oficial” do Vale do Silício (EUA), não é o de ciências da computação. Ele tem o intrigante nome de “designing your life” (ou “desenhando sua vida”). Baseadas no conceito de design thinking, uma metodologia que coloca as pessoas no centro da solução de problemas, as aulas são voltadas para planejar o futuro dos alunos e ensiná-los a resolver questões de forma criativa. O trabalho de conclusão: formular três caminhos radicalmente diferentes para si mesmos nos próximos cinco anos.

Ainda que timidamente, o Brasil segue essa inclinação de “desendurecer” as graduações mais técnicas. Centros de excelência, como a Escola Politécnica da USP, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Insper, têm projetos ou aulas “fora da caixa”. “Há uma tendência mundial de incluir design e criatividade em carreiras tradicionais”, diz Irineu Gianesi, diretor de cursos de engenharia do Insper.

Fonte: Época.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será publicado.