Banco Mundial divulga lista internacional de corrupção

O “Grand Corruption Cases Database Project“, projeto lançado pelo Banco Mundial, reúne informações de 150 casos internacionais em que foram comprovadas movimentações bancárias de pelo menos 1 milhão de dólares relacionados à corrupção.

Segundo a revista “Veja”, o projeto teve início em um relatório publicado pelo Banco Mundial no fim de 2011 e nele constam o nome de cinco brasileiros.

O deputado federal Paulo Maluf figura na lista em dois momentos. O parlamentar é acusado de movimentar US$ 140 milhões no Banco Safra, entre 1993 e 1996, e de desviar dinheiro de pagamentos fraudulentos para contas em bancos de Nova York e da Ilha de Jersey, no Reino Unido.

Daniel Dantas e sua irmã, Verônica, também são citados no banco de dados criado pelo Banco Mundial pelo caso do Grupo Opportunity, em 2008. Ambos são acusados de lavagem de dinheiro.

Outros dois brasileiros aparecem no relatório: o fundador e ex-presidente do Banco Santos, Edemar Cid Ferreira, e o ex-subsecretário de Administração Tributária do Rio, Rodrigo Silveirinha Correa.

O estudo revelou que a corrupção movimenta anualmente cerca de 40 bilhões de dólares no mundo.

Fonte: Revista Veja

RELACIONADOS

Deixe um comentário