Blogueiros são presos por motivos políticos no Vietnã

Em 2008 o blogueiro vietnamita Nguyen Van Hai – conhecido pelo pseudônimo Dieu Cay – foi preso por sonegação fiscal. Porém, segundo ativistas de direitos humanos, a verdadeira razão para sua detenção foi política: Cay já havia sido preso antes por ter participado de protestos contra a China e por ter criado o “Clube dos Jornalistas Livres”.

A pena de Cay foi aumentada desde então, pois as autoridades do Vietnã produziram novas acusações e processos de modo a manter o blogueiro atrás das grades e impedir que ele venha a se tornar uma força unificadora para os blogueiros vietnamitas.

No Vietnã, onde o governo controla a imprensa, muitas detenções por motivos políticos são colocadas fora do alcance dos holofotes públicos. A prisão de ativistas é escondida da imprensa internacional durante meses, pois os detidos são mantidos incomunicáveis durante a maior parte do período de prisão preventiva, sem acesso a advogados ou às suas famílias.

Para a advogada de direitos humanos para a Ásia da Human Rights Watch, Sophie Richardson, esta situação requer que doadores bilaterais do Vietnã peçam a libertação dos dissidentes pacíficos e a reforma das leis vietnamitas que criminalizam a liberdade de expressão, censuram o uso da internet e restringem a liberdade de associação e de reunião. A representante da HRW acredita que doadores influentes como o Japão, a União Europeia e os EUA deveriam unir as relações comerciais com o Vietnã à ajuda para que exista maior respeito pelos direitos humanos neste país.

Na foto acima, o blogueiro Dieu Cay e as palavras “Dan chu cho Vietnam” ou “Democracia para o Vietnã.”

Com informações da Human Rights Watch

RELACIONADOS

Deixe um comentário