Terça-feira, 6 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

Brasil é 4º mais preocupado com turbulência econômica

De 40 países, o Brasil é o 4º mais preocupado com a “instabilidade econômica global”.

60% dos brasileiros estão apreensivos com o assunto, mesmo nível da Venezuela e abaixo apenas de Gana (67%), Espanha (63%) e Uganda (62%).

Os dados são de uma pesquisa do Pew Research Center respondida por 45 mil pessoas entre 25 de março e 27 de maio.

O Brasil está entre os 20 países onde a economia é a segunda maior causa de apreensão. Aqui, ela perde para as mudanças climáticas, preocupantes para 75% dos brasileiros. Outros temas, como o Estado Islâmico e a tensão com a Rússia, ficaram abaixo dos 50%.

Na Rússia, por exemplo, outro país em recessão, 43% se preocupam com a economia – apesar da menor proporção, o tema é topo na lista.

“A economia é relativamente menos preocupante na Europa, Ásia e Oriente Médio. Ainda assim, um terço ou mais de cada região diz que está muito preocupado com a instabilidade econômica global, e a questão ainda aparece como a segunda maior ameaça em 7 países, incluindo algumas das maiores economias do mundo: China, França, Índia e Itália colocam as questões econômicas entre suas duas maiores preocupações”, diz o texto da Pew.

O índice nacional de confiança do consumidor brasileiro calculado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atingiu em junho o menor nível desde que a pesquisa foi iniciada, em abril de 2005.

Fonte: Exame.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será publicado.