Brasil incluído em lista de sistemas de saúde vulneráveis

Um relatório divulgado nesta terça-feira, 3, pela Organização Save The Children colocou o Brasil em uma lista com 72 países que têm sistemas de saúde vulneráveis a epidemias graves, como a do ebola.

O Ong levou em consideração a proporção de profissionais de saúde em relação à população, taxas de mortalidade infantil e materna e indicadores efetivos do estado do atendimento médico.

Ainda de acordo com a Ong Save The Children, é provável que ocorra uma nova crise em função dos deslocamentos maiores e mais constantes entre as populações e também devido a doenças transmitidas de animais para humanos.

O Brasil aparece na lista como o país que tem o melhor atendimento médico, seguido por Quirguistão, Uzbequistão, Azerbaijão e Egito. A Somália está em último lugar, com o sistema de saúde mais precário do mundo. Entre as últimas colocações estão ainda o Chade (71), Nigéria (70), Afeganistão (69), Haiti (68), Etiópia (67) e República Centro Africana (66).

O relatório da Save The Children inclui, para efeitos de comparação, uma lista de dez países com o melhor atendimento médico do mundo. O primeiro lugar é ocupado pela Austrália, seguida por Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Noruega, Espanha, Suécia, Reino Unido e EUA.

Fonte: Opinião e notícia

RELACIONADOS

Deixe um comentário