Caixa ensina bons modos a brasileiros que viajam aos Estados Unidos

Segundo informação da “Folha de S.Paulo”, a Caixa Econômica Federal oferece um manual online de comportamento e etiqueta para brasileiros que pretendem visitar os Estados Unidos. Além de explicações sobre bons modos dos norte-americanos, a lista oferece dicas que abordam questões como higiene pessoal: “Mantenha suas roupas sempre limpas e arrumadas, sejam elas formais ou informais” e educação: “Quando um transporte utiliza a mesma porta como entrada e saída, é educado esperar que as pessoas que queiram desembarcar o façam antes de entrar no veículo”.

Veja mais
O Estado babá

O banco também ensina como tratar funcionários: “Não é educado chamar um empregado com gestos grosseiros ou falando alto” e como se portar à mesa: “Só comece a comer quando todos estiverem comendo ou, ainda, quando quem o convidou autorizar”.

A matéria da “Folha” explica que, segundo a Caixa, o manual foi elaborado “com objetivo de apoiar a comunidade brasileira no exterior” e que as orientações “foram elaboradas com base em recomendações de sites especializados”.

As dicas foram criadas há oito anos, com o início do processo de internacionalização dos banco.

O manual completo está disponível aqui.

Fonte: Folha de S.Paulo

RELACIONADOS

Deixe um comentário

3 comments

  1. André Luiz Duarte de Queiroz

    As regras de etiqueta do tal manual nada mais são do que ter ‘bom senso’ — não há nada de tão diferente em relação aos usos e costumes brasileiros (a não ser pelo percentual da gorjeta — de 10% para 15%, e por uma tendência a serem mais discretos);
    De resto, causa até certo ‘embaraço’ que uma cartilha de boas maneiras seja elaborada para brasileiros no exterior; é como passar um certificado de ‘falta de educação’ para todos nós!(e olha que a parcela da população que viaja para fora é aquela integrante da elite socio-econômica do país…!)

  2. regina

    Simplesmente inacreditável… Será que a CEF não tem nada mais importante para se ocupar?
    Bem ou mal educados, os brasileiros viajam pra lá e para outros lugares do mundo, gastando o que têm e o que não têm.
    E quando viajarem a outros paises? Podem ser mal educados? Será que é só em viagens aos EUA?
    Que ridículo isso!