Nota da AIR sobre ameaças e ataques a jornalistas e meios de comunicação

A Associação Internacional de Radiofusão (AIR) reitera sua grave preocupação pelas ameaças e ataques cometidos contra jornalistas e meios de comunicação em diferentes cidades do Brasil, durante as manifestações e protestos populares ocorridos recentemente.

Todo ato de violência contra comunicadores e meios, qualquer que seja sua origem, é um atentado contra a liberdade de expressão e o direito dos cidadãos a informação.

À deplorável lista de agressões se soma a tentativa de atacar as instalações do Grupo RBS, em Porto Alegre, onde funcionam a Rádio Gaúcha e os jornais Zero Hora e Diário Gaúcho. A ameaça de ataque foi contida por membros da Brigada Militar que utilizaram bombas de gás e balas de borracha para dispersar os agressores.

A AIR se solidariza com profissionais e meios que tenham sido vítimas destas ações e assinala novamente que, como estabelece a Declaração de Princípios sobre Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, a violência, intimidação, ameaça aos comunicadores sociais, assim como a destruição material dos meios de comunicação, viola os direitos fundamentais das pessoas e restringe severamente a liberdade de expressão. É dever dos Estados prevenir e investigar estes fatos, punir seus autores e assegurar para as vítimas uma reparação adequada.

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE RADIODIFUSÃO (AIR)

A Associação Internacional de Radiodifusão – AIR é uma organização fundada em 1946 que representa a 15 mil emissoras de rádio e televisão nas três Américas e tem por objetivo fundamental a defesa da radiodifusão privada e livre e a vigência efetiva da liberdade de expressão do pensamento.

http://www.abert.org.br/site/index.php?/noticias/todas-noticias/comunicado-da-air-sobre-amecas-e-ataques-contra-jornalistas-e-meios-de-comunicacao-no-brasil.html#sthash.iSO4AYV2.dpuf

Théo Rochefort

Diretor de Comunicação e Relações Públicas

Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

RELACIONADOS

Deixe um comentário