Aulas abordam assuntos para quem tem planos de abrir um negócio ou quem já tem uma empresa

Rotina de empreendedor não é nada fácil. E achar um espaço na agenda para um curso presencial nem sempre é possível. Por isso, o Estadão PME selecionou alguns cursos que podem ser feitos online e ainda são gratuitos. As aulas abordam assuntos para quem tem planos de abrir um negócio ou mesmo quem já tem uma empresa constituída.

O Sebrae separa seus cursos de acordo com o perfil do aluno: quero empreender, sou um microempreendedor individual, tenho uma micro empresa ou tenho uma empresa de pequeno porte. São mais de 30 cursos, desde compras governamentais, gestão de visual da loja e planejamento para exportar. Confira a lista.

O Sebrae-SP também tem seu site de cursos com aulas de gestão, preço e fluxo de caixa, por exemplo. A entidade também tem cursos para celular ou tablet desenvolvidos para essas plataformas e tratam sobre inovação, criatividade, design na empresa e empreendedorismo. Leia mais.

O Senai tem um curso gratuito sobre empreendedorismo e o conteúdo programático inclui conceito, características, tipos e ações empreendedoras na busca de informação e raciocínio lógico. Confira mais informações.

A Fundação Getulio Vargas faz parte do OpenCourseWare Consortium – OCWC –, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet. A instituição oferece, por exemplo, o curso de introdução ao private equity e venture capital para empreendedores com duração de 40 horas. Veja a lista de cursos.

No Veduca, o empresário pode assistir aulas sobre administração e negócios. como curso de liderança ou probabilidade e estatística para negócios. Saiba mais.

No site do Coursera é possível encontrar vídeos legendados em português. É o caso do curso sobre Fundamentos de Estratégia para Negócios, da Universidade da Virginia. Confira.

No UniMooc, o curso, em espanhol, é dedicado ao empreendimento em economia digital. O aluno aprende como montar startups e a empreender. Leia mais.

A Escola do Marketing Digital oferece mini cursos gratuitos. É possível, por exemplo, ver um aula de 30 minutos sobre como apresentar ideias para investidores. Confira a lista de cursos.

O iPED, Instituto Politécnico de Ensino a Distância, tem uma série de cursos na área de gestão e liderança. No caso do curso de empreendedorismo, a carga horária é de 20 horas no plano gratuito, que inclui o conteúdo interativo e certificado digital. Caso o aluno opte por uma carga horária maior e outras vantagens, precisa pagar. Saiba mais.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Deixe um comentário