Conselho da Petrobras aprova abertura de capital da BR Distribuidora

Estatal vai vender entre 25% e 40% de suas ações na subsidiária Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/conselho-da-petrobras-aprova-abertura-de-capital-da-br-distribuidora-21881529#ixzz4tz8aWofg stest

O conselho de administração da Petrobras aprovou, em reunião realizada nesta quarta-feira, o registro de oferta pública e de companhia aberta da controlada Petrobras Distribuidora (BR Distribuidora).

A operação deve envolver a venda entre 25% e 40% da fatia da Petrobras na BR e sua aprovação foi comunicada em fato relevante enviado ao mercado na manhã desta quinta-feira.

A distribuidora de combustíveis pedirá adesão ao Novo Mercado, segmento da Bolsa que tem maior transparência e preocupação com o acionista minoritário.

As ações necessárias para a oferta dependem ainda de aprovação dos órgãos internos da Petrobras e da BR, além da aprovação dos reguladores.

A estatal acrescenta que a comunicação ainda não deve ser considerada anúncio de oferta “e a realização da mesma dependerá de condições favoráveis dos mercados de capitais nacional e internacional”.

A expectativa é que a abertura de capital da subsidiária seja feita até dezembro deste ano. Esse prazo inclui a contratação dos bancos coordenadores, o pedido de registro de oferta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as visitas aos investidores (road shows) locais e internacionais e a finalização da abertura de capital.

No início de setembro, a BR Distribuidora aprovou em Assembleia Geral de Acionistas realizada no dia 31 de agosto, a reforma de seu estatuto social.

As mudanças preveem que o Conselho de Administração, que hoje é indicado apenas pela Petrobras, terá ao menos três representantes dos acionistas minoritários, independentemente da participação acionária, além de percentual mínimo de 50% de membros independentes, considerando os eleitos pelos minoritários.

“As operações deverão ser aprovadas pelo voto de 2/3 dos membros do Conselho”, disse a Petrobras.

Fonte: “O Globo”

RELACIONADOS

Deixe um comentário