Contas Abertas lança índice de transparência pública

Com o apoio da OAB e do escritório da Organização das Nações Unidas no Brasil, o site Contas Abertas lançou o Índice de Transparência na administração pública nesta quarta-feira, 14 de julho:

“Fruto de um trabalho de seis meses de uma pequena equipe de especialistas em contas públicas chefiada pelo economista Gil Castello Branco, que dirige o site, o índice dará notas de zero a dez para os sites de prestação de contas mantidos pela União e os estados.

“Para formatar o índice contamos com a colaboração de especialistas da UnB, Unicamp, FGV e também com sugestões da Controladoria Geral da União,” disse Castello Branco ao blog.

Segundo ele, o índice tem três critérios principais para julgar os sites de prestação de contas dos governos: conteúdo, série histórica e sequência de atualização, e usabilidade. Para chegar ao resultado final do ranking, são considerados 110 itens.

No futuro, o Contas Abertas pretende avaliar os sites das capitais brasileiras e das 273 cidades com mais de 100 000 habitantes do país.

A confecção do Índice da Transparência foi bancada com recursos do próprio Contas Abertas, uma ONG que não recebe dinheiro público e se financia através de prestação de serviços para entidades como a CNI, Fipe e Unicef.

Junto com a nova lei da Ficha Limpa, o Índice da Transparência representa um avanço importante no escrutínio da sociedade civil brasileira sobre seus governantes.”

Fonte: Portal “Exame”

RELACIONADOS

Deixe um comentário