Corrupção: prefeitos e ex-prefeitos são principais condenados pelo TCU

Dados da Advocacia Geral da União (AGU), com base em condenações impostas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), revelam que prefeitos e ex-prefeitos estão em maior número entre os réus nas ações de fraudes ajuizadas pelo órgão. Além de revelar que o grupo é bem mais numeroso do que qualquer outro da administração pública, como servidores, a  AGU aponta que cerca de 70% dos casos de desvio de dinheiro ocorrem nas áreas de Educação e Saúde.

De 2009 a novembro de 2010, das 2.449 pessoas envolvidas em desvios de verba nas diversas áreas da administração pública 45,53% (1.115)  eram prefeitos ou ex-prefeitos. De longe, é o grupo mais numeroso, bem à frente dos servidores e ex-servidores públicos, em segundo lugar, com 354 pessoas (14,45%).

Os repasses pulverizados tornam mais difícil a fiscalização. É a opinião do diretor do Departamento de Patrimônio e Probidade, André Mendonça.

Fonte: “O Globo”

Veja mais sobre corrupção no site do Instituto Millenium, no vídeo do programa painel da TV Globonews. Os especialistas do Millenium, o historiador Marco Antonio Villa e o filósofo Luiz Felipe Pondé (foto), além do cientista político Carlos Mello, que debatem o tema do artigo do jornal ” El Pais” sobre o Brasil.

RELACIONADOS

Deixe um comentário