Crea denuncia obras ilegais em prédio que desabou no Rio

Um dos três prédios que desabaram na madrugada desta quinta-feira, 26 de janeiro, no Centro do Rio de Janeiro, passava por duas obras sem registro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). O secretário da Defesa Civil do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, afirmou que serão feitas investigações para apurar se as reformas no edifício de 20 andares, consideras ilegais, podem ter provocado os desabamentos.

O Crea disse que, apesar de antigas, as construções desse tipo costumam ter estruturas fortes, com o uso de grande quantidade de material resistente. O Conselho de Engenharia acredita que o mais provável é que a tragédia tenha sido provocada por uma causa externa.

O especialista em situações de risco do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe-RJ), Moacyr Duarte, descarta, a possibilidade de explosão, inicialmente. Se fosse uma explosão localizada, como no caso do restaurante do Rio em que houve uma explosão de gás, por exemplo, ou um outro produto guardado, você teria o dano em um andar. Estas explosões, elas arrancam as paredes, mas não afetam as colunas”, explicou Duarte.

Vítimas

O desabamento deixou três mortos e seis feridos. Três pessoas continuavam internadas no Hospital Souza Aguiar até a manhã desta quinta-feira. O prefeito Eduardo Paes disse que as equipes buscavam 19 pessoas desaparecidas.

Fonte: O Globo

RELACIONADOS

Deixe um comentário

2 comments

  1. Bernardo Santoro

    Isso significa que vocês estão defendendo que toda obra feita em uma propriedade privada precisa do aval do Estado ou do órgão para quem ele delegar tal tarefa, no caso o CREA?

    Imil, Imil, quem te viu, quem te vê…

  2. Roberto

    Tem uma obra onde meu filho estuda , estão fazendo uma laje para novas salas , mas isto com as crianças estudando , entulho e outras coisas de obra ficam no chão, roldana , puxando baldes de cimento e tijolo, grande perigo par os aluno de acidente serio……no local não tem placa de responsavel pela obra, apesar do imovel ser bem grande…..as crianças tem entre 5 e 14 anos………gostaria de denunciar para o ogão competente de fiscalizar……….antes que um acidente fatal aconteça e as autoridades digam que não sabiam…..fico no aguardo URGENTE….