Domingo, 4 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

Dois alunos de escola pública de Niterói vão participar de concurso sobre idioma na China

Dois estudantes de São Gonçalo, alunos do Colégio Estadual Joaquim Gomes, em Niterói, se preparam para viajar de avião pela primeira vez. Filipe Berbeti, de 16 anos, vai representar o país na China, num concurso que avalia o conhecimento de estudantes do mundo todo sobre a língua mandarim e a cultura do gigante asiático. Já Gabriel Mello, de 15 anos, vai junto, mas como observador. Está interessado em aprender mais sobre a cultura local.

Filipe e Gabriel foram, respectivamente, o segundo e o terceiro colocados na etapa nacional do Chinese Bridge. Filipe se classificou para a fase internacional da competição, que será disputada em outubro. Lá, junto do primeiro colocado, um estudante de São Paulo, será avaliado em prova escrita e de conversação e precisará demonstrar aptidão com alguma tradição chinesa.

— Estou bem ansioso para a viagem e animado para conhecer a Muralha da China e para provar comidas exóticas, tipo escorpião —diz Filipe.

O colégio onde os dois estudam é uma das primeiras escolas públicas do país com foco em ciências exatas e ensino do mandarim. Foi lá que Filipe aprendeu a tocar a flauta hulusi, com a qual se apresentará na competição. E enquanto muito adolescente foge da matemática, no colégio ela é uma das disciplinas favoritas dos alunos.

Fonte: O Globo.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será publicado.