Visão, a chave do sucesso de empresas

empreender-iloveimg-cropped-iloveimg-resized

Não importa se é apenas uma frase ou um parágrafo: uma empresa deve definir claramente qual é a sua “visão” dos negócios. É a partir dela que se estabelecem seus objetivos centrais, responsáveis por dar forma e rumo aos negócios, motivando e orientando seus funcionários.

E não se trata de mero exercício retórico: estudo da consultoria Novations mostra que funcionários motivados por uma clara visão de sua empresa sobre as metas futuras aumentam em 68% seu nível de engajamento (19% acima da média), o que os torna mais produtivos, além de agirem como uma espécie de “porta-vozes” da empresa na comunidade.

Porém, segundo a Novations, é preciso não confundir “visão” (declaração que mira o futuro e orienta os funcionários sobre a direção a seguir) e “missão” (que é a justificativa sobre a existência da empresa e suas motivações).

Em suma, visão é aspiração, missão é ação. Para formular a visão, a consultoria Plannerzone Inc. recomenda a realização de reuniões com acionistas e líderes dos diversos setores da empresa, que deverão apresentar suas propostas e elaborar a visão definitiva – que deve ser concisa e objetiva, possibilitando que o time a memorize e repita sem dificuldade.

Fonte: Época Negócios.

RELACIONADOS

Deixe um comentário