Educação: Há 19 mil professores do Rio em licença de trabalho

Levantamento da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, realizado entre 2011 e 2012, mostra que um quarto dos professores fluminenses está de licença. Em números, significa que 19 mil de 75 mil docentes estão sem dar aulas.

Para agravar a situação, os dados revelam que, apenas no mês de março, 3.798 faltaram pelo menos um dia sem dar qualquer justificativa. No mesmo mês, 7.871 profissionais faltaram com justificativa. Para solucionar o problema, o governo do estado vem recorrendo ao pagamento de horas extras, aos contratos temporários, a concessão do auxílio qualificação e a criação de um programa de formação continuada de docentes, que inclui até bolsa de MBA.

A pesquisa é feita por uma empresa terceirizada, que já analisou escolas em 92 municípios fluminenses.

A Secretaria de Educação já notificou a Procuradoria Geral do Estado sobre os casos, os profissionais que se afastaram de seus postos podem ser punidos.

Fonte: O Globo

 

RELACIONADOS

Deixe um comentário

1 comment

  1. Carlos U. Pozzobon

    Eis um exemplo comprovando que o aumento de verbas não melhora a educação. Os problemas são muitos, mas os professores pendurados na folha de pagamento e se fazendo de doentes não podem ser ignorados.