Empreendedor brasileiro corre atrás do seu primeiro ‘milhão’

Ambicioso e com foco no lucro. O perfil “Busca do milhão” é o que predomina entre os brasileiros com perfil empreendedor. Pesquisa da Endeavor, com o apoio da Troiano, mostra que as pessoas que tem o dinheiro como motivação principal representam 27% entre os entrevistados, com a maior concentração de jovens adultos.

Completam a lista: nato (21%), meu jeito (17%), idealista (13%), herdeiro (13%) e situacionista (9%). Já quando a pesquisa inclui todos os entrevistados, o destaque é para o perfil situacionista, aquele quem foi “levado ao empreendedorismo”. Essas pessoas representam 31%, seguidas de busca do milhão (25%), meu jeito (14%), idealista (12%), nato (12%) e herdeiro (7%).

De acordo com a Endeavor, a pesquisa ainda traçou cinco aspectos comuns e indispensáveis que separam as pessoas com comportamento empreendedor das que não têm. São eles: otimismo, autoconfiança, coragem para aceitar riscos, desejo de protagonismo, resiliência. Outro ponto que chamou a atenção da organização foi o fato de que 73% dos entrevistados priorizam a qualidade de vida em detrimento à superação constante (27%). A escolha, segundo a Endeavor, pode explicar o fato de que, em outras pesquisas, como o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a expectativa de crescimento dos empreendedores brasileiros é uma das mais baixas do mundo.

A primeira fase qualitativa da pesquisa, onde foram traçados seis perfis, envolveu colaboradores Endeavor, empreendedores e especialistas. Já a segunda fase quantitativa foi feita entre junho e julho desse ano a partir de 3.917 pesquisas online em 14 cidades.

Fonte: O Estado de S.Paulo.

RELACIONADOS

Deixe um comentário