Empreendedores podem aprender sobre marketing gratuitamente pela internet

*por Mônica Lobenschuss

Independentemente do tamanho do seu negócio e do tempo de empresa, o marketing é fundamental para construir e fortalecer a sua reputação, dar visibilidade para a marca, atrair clientes e gerar vendas. Por isso, não caia no erro de deixar as suas ações de divulgação para quando tiver mais verba ou a empresa crescer.

Assim como o planejamento e o controle financeiro devem ocorrer desde o início das atividades, o marketing precisa ser ativado também todos os dias. Mas, como investir, se não há verba? Uma saída é aprender com vários canais online gratuitos e começar agora mesmo a aplicar as orientações e técnicas. O ponto de partida é ter um objetivo de marketing e acompanhar as dicas de instituições de credibilidade.

Um bom exemplo de gerador de conteúdo de alta qualidade é a organização sem fins lucrativos Endeavor, que desenvolve programas que promovem a educação empreendedora em larga escala. No canal de cursos da Endeavor é possível aprender desde como fazer o planejamento estratégico para o seu marketing até como adquirir outros conhecimentos específicos para impulsionar a visibilidade positiva e qualificada da sua marca e atrair clientes e vendas. Tudo isso de graça.

Uma outra fonte que vale a pena conhecer é o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), entidade que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte. No site há uma área para ensino à distância, com várias opções gratuitas para aprender como divulgar o seu negócio e usar as melhores técnicas de marketing para pequenos negócios.

Além desses canais, hoje é possível aprender muito também por meio de tutoriais e outros treinamentos gratuitos disponíveis em redes sociais como YouTube e Facebook. Então, comece agora mesmo a definir o seu plano de estudos, programe um horário para investir no seu conhecimento, aprenda e já comece a colocar em prática os recursos que vão alavancar o seu negócio!

*Mônica Lobenschuss é fundadora da rede de franquias de mídias sociais Social Lounge.

Fonte: “Exame”.

RELACIONADOS

Deixe um comentário