A Endeavor, em parceria com o Sebrae, convida universitários brasileiros a participar da edição 2014 da pesquisa “Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras”. O objetivo é descobrir os desejos dos estudantes e o que eles têm feito para torná-los realidade. Os dados também vão ajudar as instituições a contribuir para a melhoria do cenário de educação empreendedora no Brasil.

Podem preencher o questionário estudantes e professores de instituições públicas e privadas. Quem participar concorrerá a 10 cursos online, formatados pela Endeavor, de capacitação em negócios, ideais para quem ainda não começou a empreender. Para os professores, há um questionário específico, que pretende avaliar de que forma os docentes e as suas instituições de ensino estão apoiando o empreendedorismo.

A última edição do estudo, publicada em 2012, ouviu mais de seis mil jovens universitários de vários estados do país. O levantamento constatou que 60% dos entrevistados têm o sonho de empreender. No entanto, apenas 38,1% dedicam tempo se capacitando para iniciar um negócio. A independência, com 76,7%, é o maior objetivo dos estudantes, seguida de dinheiro (66%), segurança (56%) e recompensas pessoais (55%).

Os dados revelaram ainda que 44,2% dos potenciais empreendedores cursou uma disciplina ligada a empreendedorismo. E, apesar de a autoconfiança ser a característica marcante dos jovens, a pesquisa apontou que eles não se sentem tão seguros nas atividades mais técnicas. Aproximadamente 34,4% se sentem confiantes ao planejar uma campanha de marketing para um novo produto ou serviço, e 44,8% ao estimar o valor de capital inicial e de giro para abrir um negócio.

O questionário geral pode ser acessado aqui. Já as perguntas específicas para professores estão neste link. Os formulários estão disponíveis até 20 de junho.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Deixe um comentário