Escola de negócios da PUC-Rio promove mesa-redonda sobre Internacional Financial Reporting Standard (IFRS)

O IAG – Escola de Negócios da PUC- Rio promove, no dia 22 de março, às 19h30, a mesa-redonda “Desafios e oportunidades do International Financial Reporting Standard (IFRS): Por que os gestores precisam conhecer esta norma contábil?”. O evento marca o lançamento do Curso de Aperfeiçoamento IFRS para Gestão, que tem início em setembro sob a coordenação da superintendente de controladoria do BNDES, representante do Brasil no Advisory Council da IFRS Foundation e professora Vânia Borgerth.

A mesa-redonda contará com as presenças do Presidente do Ibracon Idésio Coelho, do presidente da CVM Leonardo Pereira, do doutor em Contabilidade pela USP e professor da UFRJ Natan Szuster, e do diretor-executivo do Itaú-Unibanco Alexsandro Broedel. O debate será mediado pela professora Vânia Borgerth.

O evento é destinado a gestores, controllers, empresários, analistas, administradores, economistas, advogados e contadores e abordará as visões de profissionais que atuam na regulação, preparação, auditoria e na gestão da área financeira de empresas e instituições.

Hoje, o International Financial Reporting Standard (IFRS) é o padrão contábil mais utilizado no mundo, adotado em mais de 120 países. Com o IFRS, as empresas disponibilizam informações contábeis de alta qualidade, transparentes e comparáveis; podendo assim ser compreendidas por órgãos reguladores, analistas financeiros, investidores, auditores, contabilistas e demais usuários, independentemente de sua origem e localização.

O Brasil adota o padrão IFRS para reporte das empresas abertas, empresas fechadas de grande porte e para as demonstrações consolidadas das instituições financeiras desde 2010. O caráter principiológico do IFRS, de acordo com o qual a essência da transação deve sempre prevalecer em relação à forma, faz com que o domínio do IFRS seja indispensável não apenas para aqueles que irão efetuar os lançamentos contábeis propriamente ditos, mas também por aqueles que tomam decisões, analisam e investem nos negócios da empresa. Sem o domínio do IFRS é impossível poder isolar o efeito das transações sobre o patrimônio da empresa.

Por conta desta necessidade, foi elaborado o Curso de Aperfeiçoamento IFRS para Gestão, que tem o objetivo de transmitir não apenas o conhecimento técnico da norma, mas também seu aspecto estratégico como ferramenta de gestão. O curso tem como diferencial o cuidado meticuloso em identificar os profissionais mais experientes em cada um dos blocos para ministrar cada tópico do programa. Além disso, vai permitir a atualização do conhecimento profissional, a capacitação para melhor interpretação da norma e dos diferentes efeitos gerados pela sua forma de aplicação; a realização de análises mais fundamentadas do desempenho do negócio, o engajamento das unidades de negócio, além de alertar sobre a agenda de novas normas IFRS prevista para os próximos anos. O curso tem carga horária de 152 horas e começa em setembro.

Serviço
Data: 22 de março de 2017, às 19h30.
Local: Auditório do IAG – Escola de Negócios PUC-Rio , Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – 3º andar.

Inscrições
Vagas limitadas. Para se inscrever, clique aqui. Informações: (21) 2138 9231 ou (21) 2138 9201.

RELACIONADOS

Deixe um comentário