Famílias brasileiras consomem cada vez menos, mostra IBGE

O consumo das famílias brasileiras — item que compõe o Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) — subiu 0,9% no último ano, em relação a 2013. De acordo com informações do IBGE, foi a menor taxa registradas desde 2003, quando recuou 0,7%. Mesmo com o consumo registrando leve crescimento no ano passado, o indicador mostra que as famílias brasileiras estão comprando cada vez menos, em relação a anos anteriores. Em 2013, o índice registrou uma alta maior, de 2,9%.

Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do órgão, Rebeca de La Rocque Palais, esse comportamento acontece em razão do aumento da taxa de juros, da inflação alta e da estagnação da concessão de crédito para a pessoa física.

—Tivemos crescimentos do emprego e do rendimento real das famílias, mas a taxa média de juros no ano, em relação a 2013, também subiu — analisou Rebeca.

O ambiente pouco convidativo para consumir já bateu na porta da dona de casa Joana Martins, de 20 anos. Mãe de uma criança de 7, ela conta que gastar tem sido a última intenção da família:

— Trocamos carne vermelha por frango para economizar no supermercado. Enquanto isso, poupamos para conseguir pagar as outras contas. Tudo está caro.

A situação não é diferente na casa da designer de sobrancelhas Aline Costa, de 35 anos.

—Queria trocar meu carro, mas agora nem penso mais nisso — desabafou.

Fonte: O Extra.

RELACIONADOS

Deixe um comentário