No dia 3 de setembro, chega ao Rio de Janeiro a 11ª edição da Feira EducationUSA, única feira exclusiva para estudos nos Estados Unidos. Este ano, representantes de 75 universidades americanas, como State Univerisity of New York, Florida Institute of Technology e Los Angeles Film School, estarão presentes no evento, que ocupará dois andares do Hotel Windsor, em Copacabana. O Circuito Sul Americano de Feiras EducationUSA vai passar ainda por países como Uruguai, Argentina, Peru, Equador, Chile, Colômbia e Venezuela. No Brasil, além do Rio, o evento acontece em Brasília (no dia 31 deste mês) e em São Paulo (em 5 de setembro). Os interessados podem se inscrever diretamente no site da feira.

A EducationUSA dará aos candidatos uma oportunidade de obter informações sobre programas de graduação, pós-graduação e cursos intensivos de inglês de instituições educacionais reconhecidas nos EUA e de desmistificar alguns pontos deste caminho percorrido por boa parte dos interessados em estudar fora do país. A grande diferença para as demais feiras do setor é que ao invés de empresas especializadas neste serviço estarem expondo, as universidades enviam seus representantes diretos que são responsáveis pela seleção de alunos.

A programação inclui palestras sobre o sistema educacional norte-americano e os procedimentos para obtenção de visto para estudantes, além de propiciar a troca de informações entre estudantes que já participaram de intercâmbio e aqueles que pretendem estudar no EUA. Além de expositores, a feira terá palestras sobre o Ciência sem Fronteiras, programa do governo federal que oferece bolsas de graduação e doutorado no exterior para brasileiros, cursos de inglês, vida acadêmica e ajuda financeira.

Em 2012, só no Brasil, aproximadamente 100 mil alunos foram atendidos pelo EducationUSA individualmente, por telefone ou por e-mail. Um deles foi Renan Ferreirinha que se candidatou para dez universidades competitivas e conseguiu passar para nove delas, escolhendo Harvard. “A importância do EducationUSA é enorme. Eles nos dão todas as informações necessárias para entrar nas melhores universidades dos EUA”.

Quem estiver presente na Feira EducationUSA, poderá, também, assistir a palestras sobre como ingressar nas universidades americanas e quais provas serão necessárias ao longo do processo. As palestras têm o intuito de desmistificar as etapas percorridas pelos interessados em estudar nos EUA e esclarecer dúvidas sobre vistos de estudante. Diferente do que muitos pensam, o processamento de vistos de estudantes tem prioridade de atendimento para o consulado e 97% dos pedidos de vistos para estudantes são concedidos em todo o país.

Serviço:

Brasília
Data: 31 de agosto
Local: Centro de convenções Brasil21 (SHS / Quadra 06)
Horário: 14h às 18h

Rio de Janeiro
Data: 3 de setembro
Local: Hotel Windsor Atlântica (Av.Atlântica 1020 – Copacabana)
Horário: 17 às 21h

São Paulo
Data: 5 de setembro
Local: Hotel Renaissance (Alameda Santos 2233)
Horário: 17 às 21h

Fonte: O Globo

 

Deixe um comentário