Feira do Empreendedor: para quem quer fazer negócios e aprender mais

Gute Idee

Atualmente, os pequenos negócios correspondem a 27% do PIB no Brasil, com mais de 9,3 milhões de empresas cadastradas. Esses empreendimentos são responsáveis por 52% das vagas de trabalho formais e 40% da massa salarial, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para fomentar o crescimento de negócios sustentáveis, o Sebrae promove a Feira do Empreendedor, que, neste ano, no Rio de Janeiro, ocorrerá entre os dias 27 e 30 de novembro, no Riocentro, em Jacarepaguá (zona oeste do Rio).

O evento é realizado desde 1994 e ocorre no Brasil inteiro, mas em épocas diferentes. Cada uma das feiras é projetada especificamente para o estado que a sediará, de acordo com a cultura local e sua dinâmica econômica, para trazer melhores oportunidades aos empreendedores locais. “A nossa intenção com esse evento é fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócio e estimular o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos sustentáveis, além de difundir o empreendedorismo como um estilo de vida”, afirma Jaqueline Almeida, gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Nacional.

Com a participação de associações comerciais, bancos, grandes e pequenas empresas, a feira incentiva potenciais parcerias entre os patrocinadores e participantes. Durante a realização do evento, os empreendedores podem entrar em contato com fabricantes de pequenas máquinas, licenciadores de marcas e produtos, empresas interessadas em ensinar novas tecnologias e obter mais informação sobre crédito bancário para conseguir uma melhor inserção no mercado. “Porque não adianta capacitar, dar acesso a crédito, tecnologia, conhecimento, diminuir a burocracia e a carga tributária, disseminar o associativismo, se, depois, a pequena empresa não tem como e a quem vender seu produto ou serviço. Desse modo, a feira alia educação e negócios”, explica Jaqueline.

Serão realizadas palestras, seminários, oficinas de capacitação e rodadas de negócio para os participantes, entre eles empresários, microempreendedores e produtores rurais. O objetivo é capacitar o potencial empreendedor e estimular pessoas com ideias para iniciar o próprio negócio buscando independência financeira. Grande parte das atividades oferecidas durante o evento, assim como a entrada, é gratuita. Com 21 anos de existência e mais de 150 edições realizadas, a “Feira do Empreendedor/Do Rio para você” espera receber 30 mil visitantes neste ano. Para se inscrever, clique aqui.

RELACIONADOS

Deixe um comentário