Feirão do Imposto alerta população para alta carga tributária paga pelos brasileiros

Acontecerá no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 24 de setembro, o Feirão do Imposto. O evento será no Largo da Carioca, próximo à Rua da Assembleia, entre 7h e 19h. (Apenas para dar um exemplo: a casquinha do sorvete Bob’s será vendida SEM IMPOSTO, e sairá por R$ 0,49!)

O  Feirão  do  Imposto  é um projeto catarinense, que nasceu em 2003 na ACIJ Jovem, Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville. Através dele é possível conhecer de forma transparente a carga de impostos pagos pelo contribuinte sobre produtos e serviços, o que é um direito assegurado pela Constituição Federal.

O projeto foi o ponto de partida para uma campanha nacional acerca da alta carga tributária, mobilizando toda a sociedade civil para a causa de informar e educar a população sobre o quanto se paga de imposto. Além disso, quer chamar atenção da população para o que se recebe em troca pelo pagamento dos impostos. O Feirão do Imposto se tornou uma ação nacional através da CONAJE, Confederação Nacional dos Jovens  Empresários.

Esse ano o Feirão do Imposto será lançado nacionalmente no dia 24 de setembro, com um grande evento no Rio de Janeiro e no dia 25 de setembro será realizado nas demais cidades do país, com mais de 70 confirmações. Exceções somente no próprio Estado do RJ onde de 22 a 25/set/2010 acontecerá a 10ª. Oeste Export e haverá Feirão do Imposto com representantes de 5 cidades do interior do Estado e também o Estado de GO que fará em Goiânia ação no dia 24/set/2010.

O Feirão do Imposto conta com uma diretriz nacional, mas cada localidade que o realiza pode inovar, tanto na organização como na divulgação do mesmo, e esse ano diversas formas serão realizadas em cada estado, mostrando a força do movimento e a criatividade para mostrar à população a carga tributária praticada no país, onde a carta tributária incidente sobre a renda, o consumo e patrimônio equivale a 180 dias de trabalho do brasileiro.

Em alguns estados teremos diversas cidades realizando o Feirão do Imposto, com destaque para Santa Catarina e São Paulo, que são os estados com mais cidades a realizar o feirão respectivamente. Além disso, as ações serão muito interessantes em todos os estados, como diz o Coordenador Nacional do Feirão do Imposto, o catarinense Fábio Luiz Furtado.

RELACIONADOS

Deixe um comentário