Fernando Schüler fala sobre “Liberdade e Globalização” em Paraty

O doutor em Filosofia e diretor do Ibmec Rio, Fernando Schüler, será um dos participantes da “Casa da Liberdade” a convite do Imil. O projeto, que acontece em Paraty durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), vai promover palestras e debates sobre questões contemporâneas. Schüler, ao lado da jornalista Gabriela Mafort, debaterá o tema “Liberdade e Globalização” no dia 7 de julho.

O diretor do Ibmec falou ao Imil sobre as questões que irá abordar, como a globalização. Schuller explica que vê o processo a partir da confluência de inúmeros fenômenos de natureza cultural:  “Dentre eles, destaco a expansão enorme das fronteiras do conhecimento humano e das opções tecnológicas de acesso a informação, o processo radical de laicização da cultura e a plena consolidação do que Anthony Giddens chamou de “sociedade reflexiva”, que contribuem para uma nova dimensão de possibilidades para o indivíduo”.

As contrapartidas da globalização também estão na pauta do professor: “Por outro lado, a globalização acrescenta uma nova carga de angústia e responsabilidades em todos nós. É desse paradoxo que pretendo falar”, finalizou.

A “Casa da Liberdade” tem entrada gratuita. Saiba mais

RELACIONADOS

Deixe um comentário