Gastos com funcionários do Congresso equivalem a 50 mil casas populares

O Congresso Nacional gastou cerca de R$ 6 bilhões com funcionários comissionados de deputados e senadores em 2011. Um estudo do professor Fabrício Pessato Ferreira, mestre em economia e coordenador de cursos do grupo Ibmec Educacional, alerta para o elevado número de cargos de confiança do Legislativo.

Para o autor do estudo sobre as contratações do Congresso, o governo deveria acabar com os cargos de confiança e contratar apenas servidores concursados. “O cargo existiria apenas até a possibilidade de realização de concurso público para a área específica.”

Na prática, cada um dos 81 senadores pode contratar até 50 funcionários comissionados, totalizando 4.050 vagas. Na Câmara dos Deputados, há 12.825 cargos de confiança disponíveis para 513 deputados. Dessa forma, cada parlamentar tem direito de contratar até 25 funcionários.

O montante total gasto é mais da metade do orçamento para 2012 do programa Minha Casa, Minha Vida, fixado em R$ 11 bilhões, valor necessário para construir cerca de 109 mil casas este ano.

Fonte: Congresso em Foco

RELACIONADOS

Deixe um comentário