Governo federal publica edital do programa ‘Mais Cultura nas Universidades’

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura divulgaram edital do programa “Mais Cultura nas Universidades”, que prevê repasses de R$ 500 mil a até R$ 1,5 milhão a universidades federais e instituições federais de ensino tecnológico e profissionalizante. O edital foi publicado na edição desta quarta-feira (08) do Diário Oficial da União (DOU). O programa anunciado em dezembro do ano passado pelos então ministros da Educação, Aloisio Mercadante, e da Cultura, Marta Suplici. Mas até então, como não havia edital, a iniciativa carecia de maiores detalhes.

Veja aqui o edital.

De acordo com o edital, a ação tem como objetivo “criar Planos de Cultura das Instituições Federais de Ensino Superior e das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio da concessão de apoio financeiro”. O plano apoiará iniciativas que contribuam para “a formação artística, cultural, cidadã e crítica de estudantes que integram a educação superior e a educação profissional e tecnológica mediante a sua participação no programa”.

Pelas normas publicadas no DOU, todos os recursos repassados serão oriundos do orçamento do MEC. Para requisitar os apoios financeiros, as instituições deverão elaborar os “planos de cultura”, que obedecerão a eixos temáticos previstos no edital. Dentre os temas, estão a “cultura local, cultura regional, cultura rural, cultura do campo, cultura afro-brasileira, cultura indígena, cultura digital, cultura de povos tradicionais, cultura da infância, cultura popular, cultura cigana, cultura hip hop, cultura LGBT, cultura de periferia, dentro outros”.

Fonte: O Globo.

RELACIONADOS

Deixe um comentário