Gustavo Franco: “Temos um capitalismo misturado com feudalismo, fantasia
e corporativismo”

Cautelosos, os economistas Gustavo Franco e André Lara Resende, palestrantes do evento “O futuro de história – Os novos rumos do capitalismo”, promovido pelo Instituto Millenium na ABL, preferiram não traçar previsões sobre o futuro da economia mundial. Ao invés disso, os especialistas analisaram os atuais dilemas da conjuntura macroeconômica.

Durante o evento, mediado pelo jornalista Merval Pereira, o ex-presidente do Banco Central (BC) Gustavo Franco, criticou a inércia dos governantes brasileiros em relação às reformas estruturais. “Uma apatia estridente tem prevalecido nas políticas públicas brasileiras.”

O economista citou uma frase do primeiro ministro britânico Winston Churchill para descrever o comportamento da economia nacional: “O país vai tomar o rumo certo, não antes de experimentar todas as  alternativas”.

O país vai tomar o rumo certo, não antes de experimentar todas as alternativas

Franco afirma que no Brasil existe um “capitalismo parcial”,  prejudicado pelo excesso de cordialidade. “Temos um capitalismo misturado com feudalismo, fantasia e corporativismo. Essa não é uma cultura de amparo e inovação ao progresso, à  inovação e à  iniciativa privada.”

Para explicar o recente surgimento de governos populistas nos países da América Latina como na Argentina e na Venezuela, o especialista recorreu ao livro “Manual do perfeito idiota latino-americano”, em que Álvaro Vargas Llossa fala sobre escapismo através do ódio. “Não é de se estranhar que um continente com essas inclinações tenha se tornado a terra da desconfiança com o racional e do realismo fantástico.”

O economista André Lara Resende falou sobre os riscos da maior visibilidade das desigualdades sociais como consequência da globalização. “A questão da desigualdade mostra-se intolerável em um mundo interligado. Criam-se tensões desagregadoras e violentas.”

Mais

Veja a repercussão do evento no site do jornal “O Globo”: Gustavo Franco critica medidas fiscais do governo e elogia BC

RELACIONADOS

Deixe um comentário

2 comments

  1. Alexandre G.

    Não é bem um comentário, mas um pedido: André Lara leu um texto – será que esse texto está ou será publicado? Seria ótimo se pudesse ser tornado público.

  2. Gilberto Naldi

    emQuenteEm outras palavras, a equipe econômica do atual governo esta tentando fazer de tudo para não fazer o que é certo!