Congresso internacional coloca Brasil no mapa do empreendedorismo global

Expandir o ecossistema empreendedor, conectar pessoas e transformar ideias inovadoras em realidade. Essas são algumas das metas do Congresso Global de Empreendedorismo (GEC) 2013 que acontece entre os dias 18 e 21 de março, no Rio de Janeiro. Em sua primeira versão na América Latina, o evento reunirá investidores, pesquisadores, empreendedores e representantes de mais 125 países do mundo.

Entre as novidades programadas para o congresso, a coordenadora da Semana Global de Empreendedorismo, Marcella Coelho, destaca o lançamento de três projetos: Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo professor de prática de gestão Daniel Isenberg da Universidade Badson, em Massachusetts, nos EUA;  Startup Brasil, do Ministério da Cultura, e também do Tec4Good, iderado pela ONG CDI e Instituto-e.

O grande legado do evento é a inserção do país no mapa do empreendedorismo global

Organizado pela Endeavor Brasil, o Cidade Empreendedora mostra como o ecossistema de um município pode fomentar o empreendedorismo. O objetivo do projeto é fazer um mapeamento de investidores, incubadoras e aceleradoras, estabelecer um diagnóstico e  um plano de ação para fomentar novos empreendimentos do Rio de Janeiro. Já o projeto Tec4Good pretende mostrar a importância da tecnologia na promoção de transformações sociais.

“O grande legado do evento é o aumento da receptividade ao empreendedor brasileiro e a inserção do país no mapa do empreendedorismo global”, avalia Marcella a respeito da contribuição do congresso para a cultura empreendedora da cidade.

O GEC

Considerado o maior encontro mundial de fomento aos negócios e à inovação, o GEC oferece uma programação proporcional ao seu tamanho. Entre os executivos que participarão da edição brasileira do GEC estão Fiorina Mugione, chefe da Divisão de Empreendedorismo da Unctad (ONU); Linda Rottenberg, co-fundadora e CEO da Endeavor Global; Fabio Barbosa, CEO da Editora Abril; Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook na América Latina.

A programação do evento contempla dois públicos. Há encontros exclusivos para convidados com o objetivo de identificar barreiras, compartilhar boas práticas e apresentar soluções de longo prazo para o aprimoramento da “cultura empreendedora”. A outra etapa do GEC é aberta ao público e inclui a realização de debates, oficinas e palestras.

Desde sua criação em 2009, no estado do Kansas, nos Estados Unidos, o Congresso de Empreendedorismo passou por um processo de constante expansão. Já foram realizadas edições em Dubai, nos Emirados Árabes, em Xangai, na China, e em Liverpool, na Inglaterra. A consolidação do GEC como a principal reunião de líderes empresarias do mundo aconteceu em 2012, na Inglaterra. Naquele ano, a imprensa deu grande visibilidade ao encontro que contou com a participação do fundador do grupo Virgin, Richard Branson.

Serviços:

Inscrições através do site: http://gec2013.com/pt-br

Endereço: Lagoon – Av. Borges de Medeiros 1424, Rio de Janeiro – RJ

 

RELACIONADOS

Deixe um comentário