No livro “O Lulismo no poder” (Record), o jornalista politico de O Globo Merval Pereira apresenta através da seleção e reunião de suas crônicas diárias uma análise dos dois mandatos do presidente Lula e de sua política de liderança. Os artigos são um registro em “tempo real” do cenário político brasileiro que vai da campanha presidencial em 2002 até os dias atuais, vésperas de eleição. Os textos mostram um retrato crítico e multifacetado do presidente que alcançou uma popularidade inédita no país e no mundo, atuando como mediador entre líderes esquerdistas da América Latina e chefes de estado do Primeiro Mundo.

A análise desenvolvida por Merval aprofunda o debate sobre o papel do Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Lula da Silva e do que ele chama de “lulismo” no cenário político brasileiro contemporâneo. Para Merval, a política de liderança lulista se baseia  nos programas assistencialistas, na classe média ascendente e no carisma de Lula, que em seu segundo governo foi se afastando gradualmente do partido que fundou e ganhando dimensões de líder populista — um dos maiores que o Brasil já teve.

Batizado em homenagem ao clássico “Os militares no poder”, do mestre do jornalismo político Carlos Castello Branco, “O Lulismo no poder” é um registro da história, que, nas palavras do próprio autor, “muitas vezes peca pelo registro apressado dos acontecimentos ou pelas previsões que não se concretizam”. Para evidenciar ao leitor o caráter fugaz da crônica política diária, Merval optou por manter no livro colunas que anteciparam situações que não se concretizaram ou análises que não se confirmaram. Esses artigos, no entanto, corresponderam a situações reais, que marcaram o tempo e a vida  política do país.

Arquivos PDF:

Apresentação de Francisco Carlos Teixeira

Introdução Do petismo ao Lulismo

Clique aqui para fazer download do Adobe Reader:

RELACIONADOS

Deixe um comentário

2 comments

  1. Andrea

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…
    Me desculpem,adoro oMerval. É que acabei de ler um artigo de um blogueiro dizendo justamente que o Nassif não era nenhum Merval. Vale a pena: http://migre.me/1p1Vv

  2. new

    A tecnologia da Tv Digital via internet chegou para lhe proporcionar assistir canais ao vivo em seu computador.
    452 canais de Tv Digital transmitidos 24h por dia Ao Vivo, sem taxas de assinatura ou mensalidades
    http://www.tvdigitalnopc.com.br