Sábado, 3 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

Maioria dos brasileiros não entende o funcionamento do sistema público de aposentadoria

A maioria dos brasileiros têm pouca ou nenhuma informação a respeito do funcionamento do sistema público de aposentadoria. Apenas 11% declararam que sabem muito ou o suficiente sobre o tema, enquanto 86% disseram saber pouco, nada ou desconhecem totalmente o assunto.

A conclusão é de uma pesquisa feita pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), entidade que representa 70 seguradoras e entidades abertas de previdência complementar do país em parceria com a Ipsos.

Foram ouvidas 1.500 pessoas com mais de 23 anos de todas as classes sociais. Houve entrevistas em todas as regiões do país entre os dias 21 de julho e 4 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais.

A pesquisa mostrou que 54% já ouviram falar sobre as propostas de mudança na aposentadoria, enquanto 44% declararam não ter conhecimento das discussões sobre a reforma da Previdência.

Enquanto 62% avaliaram que as mudanças vão dificultar o pedido de aposentadoria, outros 57% acreditam que as mudanças vão reduzir o direito dos trabalhadores.

— Os dados mostram que é grande o desconhecimento sobre o funcionamento da previdência social. Me surpreendeu o fato de que 44% dos entrevistados afirmem não ter ouvido falar sobre as propostas de mudança na previdência pública. É um nível muito elevado de desinformação num momento em que houve muita exposição do assunto — disse Edson Franco, presidente da FenaPrevi.

Fonte: “O Globo”.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será publicado.