Marcos Troyjo: “Hoje os mais diferentes ramos da atividade humana estão permeados pela robótica”

A participação do Brasil  no “RobCup Junior 2012”, mundial de robótica escolar realizado entre os dias 18 e 24 de junho, na Cidade do México, é um importante estímulo ao surgimento novos talentos da área científico-tecnológica em escolas públicas e privadas do país.

 

Marcos Troyjo

O diretor do BRICLab na Universidade Columbia e especialista do Instituto Millenium, Marcos Troyjo, afirma que a formação de jovens na área da robótica no Brasil é importante para a inovação e avanço da exploração do petróleo do pré-sal: “Muitas sondas, plataformas e máquinas que vão explorar o petróleo dependem de tecnologias que serão controladas a muitos quilômetros de distância.”

 

Troyjo também destacou a relevância do emprego de robôs em outros setores da sociedade. “Hoje, os mais diferentes ramos de atividades humanas estão permeados pela robótica, como é o caso da medicina e das telecomunicações.”

Lobóticos

A escola municipal Heitor Villa Lobos, em Porto Alegre, enviou 10 estudantes para o evento. O desafio do grupo, apelidado de “Lobóticos”, será controlar um robô produzido e programado por eles em um percurso cheio de obstáculos para salvar uma vítima fictícia, em no máximo 5 minutos.

Além do grupo do Rio Grande do Sul, o Brasil também terá representantes do Colégio Sacramentinas, de Vitória da Conquista, na Bahia.

Mais

Além da infraestrutura, a educação e a inovação são caminhos nos quais o Brasil precisa avançar. Leia a entrevista concedida por Marcos Troyjo ao jornal “Folha de S. Paulo”

RELACIONADOS

Deixe um comentário