Terça-feira, 6 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

Mulheres empreendem melhor do que os homens

Não é possível pegar o resultado de uma pesquisa de uma amostra e generalizá-lo para todo o mercado, mas o resultado da pesquisa sobre os primeiros 10 anos da First Round Capital anunciado nesta semana traz dez descobertas que podem ser reflexões interessantes para quem pensa em empreender e investir em novos negócios.

A First Round não é o investidor de maior sucesso do Vale do Silício, mas mesmo assim conseguiu abrir o capital de três empresas e realizar lucro em outros 66 negócios nas 255 startups que investiu nos últimos 10 anos. É um resultado incrível para quem investe em estágios iniciais onde o risco é muito mais alto. O portfólio atual ainda inclui empresas como o Uber, a Square e a Blue Apron. Juntas, somente estas três startups, valem cerca de US$ 50 bilhões.

Para entender o sucesso da First Round, sua equipe esmiuçou dados das 300 startups e 600 empreendedores que receberam aporte, excluindo o Uber, cujo impacto individual prejudicaria demais a compreensão do processo de criação e desenvolvimento de startups.

Pela pesquisa, se quiser ter uma startup com maior chance de sucesso:

1) Tenha, pelo menos, uma mulher na equipe de empreendedores! A First Round chegou à conclusão de que times de empreendedores assim têm um desempenho 63% melhor do que àqueles negócios fundados só por homens.

2) Crie um negócio com empreendedores mais jovens! Times de fundadores com idade média de 25 anos tiveram um desempenho 30% superior aos demais times, cuja idade média era de 34 anos e seis meses.

3) Junte-se aos que passaram em faculdades de primeira linha! Na amostra do investidor, times que tinham empreendedores que entraram nas principais universidades dos Estados Unidos tiveram um rendimento 220% melhor do que os demais.

4) Traga gente que trabalhou em negócios de rápido crescimento! É obvio, mas vivência anterior conta e muito. Empreendedores com passagens por empresas como Amazon, Apple, Facebook, Google, Microsoft e Twitter criaram negócios com performance 160% maior.

5) Preste atenção nos empreendedores seriais! Em geral, empreendedores assim conseguem um negociar um valuation inicial cerca de 50% superior se comparado a outro de primeira viagem.

6) Não crie um negócio sozinho! Times de empreendedores conseguem fundar negócios que criam valor em 163% superior às startups lideradas por empreendedores solos. E estas startups dos “eupreendedores” valem cerca de 25% menos, na média.

7) É mais do que obrigatório ter um fundador com conhecimento técnico nas startups B2B! Mas o cara técnico não é relevante para negócios B2C. Se o seu negócio tiver outras empresas como clientes, contar com um empreendedor com conhecimento técnico da indústria aumenta o valor da startup em 230%. Mas curiosamente, se a empresa vende diretamente para as pessoas físicas, o empreendedor técnico não se mostrou relevante na pesquisa da First Round.

8 ) Não precisa estar, necessariamente, nos grandes hubs tecnológicos como o Vale do Silício ou Nova Iorque.

9) Misture-se mais! Participe de mais eventos! E esteja mais aberto para ouvir ideias. A First Round chegou a conclusão de que não há boas fontes de novos negócios. A descoberta da próxima startup de sucesso pode ocorrer em qualquer lugar ou momento.

10) Pense em se mudar para San Francisco. A cidade, pela sua ótima qualidade de vida e infraestrutura, tem atraído os melhores empreendedores.

Talvez as últimas constatações não façam nenhum sentido para você, mas pelo sentido, as primeiras podem ser as mais importantes, começando, óbvio, pela primeira. O empreendedorismo feminino contribui, cada vez mais, para o desenvolvimento de melhores e maiores empreendimentos!

Fonte: O Estado de S.Paulo.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será publicado.