Sábado, 3 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

Não se aproprie de ideias, ainda que sejam suas

Pode soar injusto ou contraditório, mas não é um bom negócio para sua carreira assumir sozinho a autoria de uma ideia ou proposta – ainda que seja sua. Pelo menos é o que demonstra estudo da Universidade Washington em Saint Louis, publicado no “Journal of Applied Psychology”, segundo o qual seus colegas provavelmente evitarão dar contribuições ou feedbacks para implementar essa ideia. Causa: o fenômeno psicológico chamado de “delimitação de território”, que bloqueia a motivação dos outros em dar contribuições por considerarem que os méritos irão apenas para o autor que, de cara, já estabeleceu seu direito sobre ela.

Ao afirmar “tenho uma ideia”, a pessoa automaticamente não só afeta a criatividade da equipe como limita o desenvolvimento dessa mesma proposta – o que é ruim, já que ideias iniciais raramente são as melhores ou nascem completas.

Para evitar essa “delimitação de território”, os autores sugerem que se crie um ambiente de trabalho no qual o feedback criativo seja tão valorizado quanto as ideias iniciais. Dessa forma, o crédito pelo resultado final vai para todos os envolvidos na elaboração da ideia, o que incentiva o trabalho em grupo. Reivindicar a autoria exclusivamente para si só funciona bem, segundo os autores, quando as pessoas que nos dão o feedback positivo querem nos agradar por algum motivo (como subordinados bajulando seus superiores) ou se preocupam em manter uma boa relação pessoal conosco, que nada tem a ver com a atividade profissional em si.

Fonte: “Época negócios”.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será publicado.