Número de pedidos de refúgio ao Brasil aumenta 930% em três anos

O número total de pedidos de refugiados no Brasil aumentou mais de 930% entre 2010 e 2013. A informação, que foi divulgada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) no Brasil, revela que, há três anos, 566 solicitações de refúgio foram registradas no país. No ano passado, foram 5.882. A quantidade de pedidos continua a crescer, só até outubro deste ano mais 8.302 solicitações foram encaminhados para o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

Nesta terça-feira, o secretário nacional de Justiça e presidente do Conare, Paulo Abrão, e o representante do Acnur, Andrés Ramirez vão anunciar um novo acordo internacional para a proteção de refugiados e apátridas no Brasil.

De acordo com o Conare, o Brasil possui atualmente 7.289 refugiados reconhecidos, de 81 nacionalidades distintas, incluindo refugiados reassentados. Entre os refugiados reconhecidos pelo Brasil, os sírios representam o maior grupo, com 20% do total. Em seguida estão os refugiados da Colômbia, de Angola e da República Democrática do Congo.

Em 2014, a maioria dessas solicitações foi apresentada em São Paulo (26% do total), Acre (22%), Rio Grande do Sul (17%) e Paraná (12%). Regionalmente, estão concentradas nas regiões Sul (35%), Sudeste (31%) e Norte (25%).

Fonte: O Globo.

RELACIONADOS

Deixe um comentário