O Globo: “o domínio silencioso das marcas”

O jornal “O Globo” de domingo, 10 de julho, trouxe uma reportagem sobre o domínio de grupos empresariais no mercado nacional. Segundo o jornal, dez empresas concentram 70% das compras dos consumidores nos supermercados – tornando o Brasil um dos países com o maior nível de concentração do mundo. Os 30% restantes são disputados por cerca de 500 empresas menores, reflexo da crescente concentração industrial nos últimos anos – devido a presença de grandes produtores mundiais em território nacional.

A reportagem atenta à competitividade de bens de consumo, restrita e limitada, que muitas vezes não são do conhecimento do consumidor. Muitos produtos “concorrentes” são do mesmo fabricante, dificultando a situação de quem tenta “fugir” de uma certa marca e entender o porquê da grande variação de preços.

Outra crítica aos “monopólios” – muitas vezes estabelecidos através de grandes fusões – são baseadas nas dificuldades impostas ao comércio varejista e o controle dos preços.

Segundo Paulo Vicente, professor da Fundação Dom Cabral, a atual concentração do varejo com uma fusão entre o Pão de Açúcar e Carrefour podem piorar essa situação e ampliar a barreira para novos fabricantes de bens de consumo.

Clique aqui para ver a tabela com alguns conglomerados de participação dominante no mercado nacional.

Fonte: jornal “O Globo”

Leia mais no site do Instituto Millenium, no artigo do economista Paulo Guedes: “Por trás da onda de fusões e aquisições”

RELACIONADOS

Deixe um comentário