Paulo Rabello de Castro no programa do Jô

Economista e especialista do Instituto Millenium, Paulo Rabello de Castro participou do programa do Jô Soares exibido pela TV Globo nesta semana. Paulo Rabello, um dos fundadores do Movimento Brasil Eficiente, apresentou a cartilha “Pra onde vamos agora?” e o livro “O mito do governo grátis” (Edições de Janeiro, 2014). Parafraseando o título do livro, o autor criticou o modelo de governo “grátis” que, na opinião dele, promete tudo e depois tira tudo dos eleitores.

O economista destacou a falta de planejamento como um dos principais problemas do Brasil. Rabello comparou o país a um prédio com três síndicos que não se entendem entre si: “A União Federal administra de manhã, os estados administram à tarde e os municípios, à noite”. Ele criticou a incompatibilidade entre a elevada carga tributária do país e a prestação de serviços públicos. Rabello chama atenção para a persistência dos mesmos erros na política nacional. “O Jô me entrevistou há mais ou menos dez anos e o assunto era o mesmo. São os mesmos problemas”, ressaltou.

Apesar de criticar a ineficiência dos governos, o economista se mostrou otimista quanto ao futuro do país. “O Brasil tem uma extraordinária chance de brilhar nas próximas décadas porque reúne talentos, recursos, vontade de fazer e uma esperança que não morre”, disse. O economista cobrou ainda a aplicação correta da Lei de Responsabilidade Fiscal e a implantação do Conselho de Gestão Fiscal.

Assista a entrevista completa aqui.

RELACIONADOS

Deixe um comentário