São Paulo vai sediar competição mundial de ensino técnico

Indústria

A cidade de São Paulo vai sediar este ano a 43ª edição da competição mundial de ensino técnico profissionalizante WorldSkills, realizada a cada dois anos desde 1950. É a primeira vez que um país da América Latina recebe o evento, que acontecerá entre os dias 11 e 16 de agosto.

O anúncio foi feito nesta terça-feira durante o lançamento da competição, que no Brasil é organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “A educação profissional é um caminho que permite a inserção rápida no mercado de trabalho. O objetivo do evento é mostrar que há oportunidades de formação profissional através do ensino técnico”, disse Gustavo Leal, diretor de operações do Senai, durante o anúncio.

A competição acontecerá no Anhembi Parque e terá aproximadamente 1.200 competidores de mais de 50 países. Entre os convidados, estarão técnicos brasileiros ligados à indústria que vão competir em mais de 50 diferentes áreas, como moda, construção, logística, tecnologias de manufaturas e engenharias. Durante as provas, serão avaliados quesitos de agilidade e perfeição técnica no desenvolvimento de projetos.

Paralelamente à competição, representantes das delegações internacionais visitarão 55 escolas públicas e privadas de São Paulo para falar sobre sua área de atuação com os estudantes. “Queremos atingir jovens de 12 a 16 anos de idade, que precisam de informação para olhar o futuro”, afirma Leal. Durante as visitas, os membros das delegações falarão sobre sua área de atuação e sobre a situação do mercado de trabalho em seus países. Entre as escolas, 38 são da rede estadual.

O ensino técnico aliado ao ensino médio representa hoje cerca de 7% das matrículas dessa etapa de ensino, de acordo com dados do último Censo Escolar. Para Leal, o evento também tem o objetivo de mostrar a necessidade de expansão no setor. “Nos países desenvolvidos, a oferta do ensino profissionalizante chega a 55% das matrículas. No Brasil, infelizmente há poucas ofertas.”

Fonte: Veja.

RELACIONADOS

Deixe um comentário