Empresas: Pedidos de falência aumentam em todo o país

Dados divulgados pelo Serasa Experian na última quinta-feira apontam para uma alta de 11,2% dos pedidos de falência nos primeiros seis meses de 2012 em comparação ao mesmo período de 2011.

Dos 975 pedidos registrados até agora, 529 foram feitos por micro e pequenas empresas, 286 por médias e 160 por grandes empresas. Segundo a “Folha de S. Paulo”, o primeiro semestre contou também com aumento nas solicitações de recuperação judicial.

Vítor Wilher

O economista Vítor Wilher afirma que as falências não estão necessariamente relacionadas à desaceleração da economia: “Os problemas podem ser vários, como administração ou fluxo de caixa”. Mas Wilher alerta para o aumento das solicitações de recuperação judicial: “Este dado revela problemas estruturais, como o aumento da inadimplência, indicador fatal para muitas empresas”.

Para ele, há um aumento da percepção de risco da economia: “Hoje vemos uma produção industrial muito baixa, em declínio. Os estoques estão aumentando, a desaceleração é maior que a inesperada. Esses fatores sinalizam risco e incertezas para investir”, afirma.

 

Fonte: Folha de S. Paulo

RELACIONADOS

Deixe um comentário